ILUSTRADO
Quarta-feira, 06 de Outubro de 2010, 19h:42
A
A
MÚSICA
I Festival de Samba
O 1° Festival de Samba de Mato Grosso reúne diversos ritmos irmanados ao samba como pagode e axé e pretende estimular a cadeia produtiva
O 1º Festival de Samba MT que envolve todas as vertentes do gênero desde samba, pagode, swingueira, partido alto e outros, visa a formação, capacitação e valorização dos artistas que têm nesse ritmo sua forma de manifestação cultural, bem como uma forma de geração de emprego. A Copa do Pantanal está chegando e o samba, pantaneiro ou carioca, é a maior manifestação cultural do país, recentemente declarado pelo IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio cultural imaterial do Brasil. A realização da copa do mundo de futebol na grande Cuiabá dará um impulso muito grande para nossa região e os músicos do setor precisam estar preparados para atender essa demanda. Hoje, no estado, existem centenas de bandas, grupos, blocos e escolas de samba que podem se beneficiar com esse Festival e quem sabe com os próximos que esperamos poder ver e ouvir. O 1º Festival de Samba MT será realizado nos dias 09 e 10 de Outubro a partir das 21h na Praça Cultural do Parque Cuiabá com ingresso antecipado de R$ 5,00, a venda nas Lojas Moda Verão. Informações: 8417-0000. Esse festival vem ao encontro do anseio dos artistas da área, pois dessa forma podemos mapear a quantidade de músicos envolvidos com o samba e também é uma maneira de torná-lo mais forte e mais profissional. O Festival conta com o apoio da UNIC Universidade de Cuiabá, secretaria municipal de Cultura, prefeitura de Cuiabá, secretaria de estado de Cultura e governo de Mato Grosso. O Festival do Samba promove um desfile da música que o grande público aprecia e abre um espaço para os grupos locais e regionais que produzem música de qualidade e não tem uma rádio ou outroi espaço para expor o seu trabalho. Para desenvolver a cadeia produtiva da música, em especial do gênero, são precisas ações permanentes de médio e longo prazo e, até o presente momento, passa de maneira despercebida pela população carente e os grupos que não têm muitas vezes o conhecimento de como funciona o mercado. Nos dois dias de evento o Festival reúne as melhores bandas de samba e pagode da região como: Aprontaê, Sossego, Sambaxé, Na Palma da Mão, Toq D Prima, Ronny Black, Diogo do Samba, Edson Souza, Nilson Brito, Théozinho Msp, Sedusamba, Karadogol, Biro-biro, Washington Lero-lero, Max Tandera, e ainda, Swing Bamba, O Schok, Sarambalaia, Toq DPrazer, Careca do Fissura, as meninas do Axé The Best e o Grupo Cultural Caçulas do Pandeiro que abre o evento contando a história do samba desde o primeiro samba gravado em 1917 por Donga O chefe da polícia pelo telefone mandou me avisar..., até os dias de hoje. A apresentação é dos renomados, Juninho Bacana e Kleber Leite. Quem também estará presente é a bateria do Bloco Carnavalesco Eletro Samba. A organização avisou que está abrindo espaço para os novos talentos com o firme propósito de divulgar e promover o espírito empreendedor do profissional da música, fazendo com que o artista possa vender seu material fonográfico diretamente ao consumidor final com um preço mais barato. (Com Assessoria)