ILUSTRADO
Sábado, 25 de Agosto de 2012, 12h:52
A
A
ENCONTRO
Fotografia no cerrado
Os estados da região Centro Oeste brasileira se articularam e participaram de encontro em Brasília neste mês de agosto
O dia da fotografia é comemorado no dia 19 de agosto, mas o mês inteiro é marcado por diversas ações em todos os cantos do país. Na região Centro Oeste, um evento de grande importância para o segmento e que merece ser destacado é do Mês da Fotografia, que está acontecendo no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em Brasília. O tema desta 3ª edição é O Homem, a Cultura e o Meio e reúne fotógrafos de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Esse evento é uma iniciativa da Lente Cultural sob a direção de Eraldo Peres e Apoio do SESC-DF que abraçou a causa e abriu as portas das unidades de Ceilândia, Gama e setor Comercial para exposições de diversos fotógrafos. O Metrô, a Rodoviária, a Praça do Relógio e o Gama Shopping também serviram de galerias para a Arte Fotográfica do Centro-Oeste. A grande exposição é o resultado da convocatória lançada pela organização do evento, que contou com a inscrição de mais de 400 fotografias, das quais 113 foram selecionadas para a mostra na Galeria do Museu Nacional. Representando Mato Grosso, os fotógrafos que estão participando da exposição são: Sílvio Vince Esgalha, Antonio Alexandrino, Marcos Bergamasco, José Medeiros, Lucas Ninno, Cleber Gellio e Mari Juruna. Segundo Sílvio Vince Esgalha, esse evento é de importância máxima porque essa é uma das primeiras vezes que se consegue reunir fotógrafos de todo a região Cento-Oeste. Nas edições anteriores, o evento reunia apenas os fotógrafos de Brasília. Então esse encontro é de grande relevância para divulgação não só dos trabalhos dos fotógrafos, mas como divulgação do nosso próprio Estado, que tem uma beleza sem igual e que o Brasil ainda desconhece, ressaltou. Uma novidade importante que Silvio nos conta é que está tentando trazer essa exposição para Cuiabá. Esgalha foi convidado para representar os Fotógrafos de Mato Grosso nas plenárias sobre o quadro geral da fotografia no Centro-Oeste. Também foi convidado a participar da elaboração de um documento que possa servir como apresentação de demandas para o segmento fotográfico e também estabelecer posição sobre a situação atual da fotografia na região central do Brasil. Em plenária, Esgalha discorreu sobre a história da fotografia em Mato Grosso a partir das grandes expedições pelo Estado em meados do século XIX até os dias de hoje. Abordou a fotografia contemporânea e a participação ativa em importantes projetos de grandes fotógrafos mato-grossenses da atualidade. Em uma próxima oportunidade serão apresentadas as conclusões resultantes dos debates, entre as quais, está a exigência de linhas de editais direcionados para a fotografia, editais esses que respeitem a personalidade e a especificidade da fotografia nos seguintes aspectos: documental, social, científico, acadêmico, antropológico, na saúde e na educação. Programação paralela No início deste mês, nos dias 2 e 3 de agosto, aconteceu Encontro dos Fotógrafos do Centro-Oeste no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em Brasília. O evento reuniu fotógrafos dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Góias e Distrito Federal. Neste Encontro,os fotógrafos presentes debateram as questões relacionadas ao pensar e ao fazer fotográfico na Região Centro-Oeste, realizado no âmbito da programação do Mês da Fotografia. O evento contou com a participação da Rede dos Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB), da Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto), do Sindicato dos Fotógrafos de Brasília (Sinfoc DF) e do Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (MINC), com o objetivo de proporcionar a aproximação e integração entre os fotógrafos da Região Centro-Oeste. O Encontro foi uma oportunidade de reflexão sobre as formas de organização da fotografia enquanto Segmento Cultural e suas relações com os outros segmentos das artes. Bem como, para o debate sobre as suas formas de articulação com as diversas redes e fóruns de discussão, e as suas relações com as políticas públicas desenvolvidas em âmbito local, regional e nacional.