ILUSTRADO
Quarta-feira, 29 de Maio de 2013, 21h:57
A
A
NACIONAL
Festival Estudantil de Teatro abre inscrições
O Festival Estudantil de Teatro (FETO) está com as inscrições abertas até 19 de julho para a sua 13ª edição. O evento é voltado para estudantes do ensino fundamental, médio e superior, cursos técnicos e livres, e acontecerá em outubro em Belo Horizonte, reunindo espetáculos, atividades formativas, oficinas, intercâmbios culturais e encontros com profissionais das artes cênicas. As apresentações terão o formato de espetáculos de diferentes linguagens cênicas e performances, seja com textos próprios ou de terceiros, inéditos ou não. Neste ano, o festival, que conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, reafirma o espaço aberto às duas categorias: Escola de Teatro e Teatro na Escola, nas modalidades rua, espaço alternativo ou palco, para o público adulto, infanto-juvenil ou infantil. Para se inscrever na categoria Escola de Teatro, é necessário ser estudante matriculado em instituição voltada essencialmente ao ensino das artes cênicas, podendo ser de formação profissional, técnico e nível superior. Já para a categoria Teatro na Escola, podem participar estudantes de quaisquer níveis de ensino e que não estejam matriculados em instituições voltadas essencialmente à educação das artes cênicas, bem como estudantes dos cursos livres. Após lerem o regulamento disponível no site www.fetobh.art.br , os grupos e interessados devem preencher formulário online (disponível no site) e enviar pelo Correio os materiais exigidos por edital, como a cópia do texto ou o roteiro e as imagens da apresentação ou ensaio do espetáculo. A escolha dos selecionados é feita por uma comissão de profissionais das artes cênicas designada pelo festival. O resultado será divulgado em 6 de agosto, no site do festival e em sua página no Facebook (FETO Teatro http://on.fb.me/13y80ZE) Diversidade A cada edição, o festival tem confirmado seu caráter nacional. Em 2012, foram apresentados 21 espetáculos, entre selecionados e convidados, com numerosa participação do Distrito Federal, com quatro apresentações de grupos brasilienses, Sobradinho e Taguatinga. Especialmente nos últimos anos, tem crescido o número de trabalhos vindos de diferentes regiões do país e nosso desejo é que essa participação diversa se intensifique ainda mais. Ela contribui diretamente para que o evento permaneça apresentando um rico panorama de possibilidades e propostas da produção teatral estudantil feita hoje no país, afirma Bárbara Bof, uma das idealizadoras e coordenadoras do festival. A trajetória do teatro estudantil no Brasil é um dos eixos conceituais que esta edição pretende trabalhar. Concomitantemente à abertura das inscrições, o Festival lança site que abriga o Teatro, Encontros e Memórias (http://www.fetobh.art.br/memoria), projeto que lançou, na edição anterior, um catálogo, um vídeo-documentário sobre o festival e o primeiro fascículo da coleçãoPersonalidades do Teatro Estudantil que traz depoimentos de personalidades do teatro mineiro e nacional. Além de um registro, os produtos do projeto são um convite à reflexão sobre questões como ensino de teatro no Brasil, cursos profissionalizantes, políticas públicas e estímulo às artes cênicas. Agora, todo esse material estará disponível para consultas e download. O festival Idealizado em 1999 e realizado em Belo Horizonte, o Festival Estudantil de Teatro tem a finalidade de ser um espaço de valorização, visibilidade e fomento do teatro produzido nas escolas, universidades e cursos livres e técnicos. Nesses 15 anos de existência, o evento recebeu 578 inscrições de todas as regiões do país e abriu espaço para a apresentação de 203 espetáculos entre produções selecionadas e convidadas. Aproximadamente 2550 estudantes participaram do festival que contabiliza, ainda, um público de 45.200 espectadores. Desde 2001, o Festival Estudantil conta com a gestão e a realização da Associação No Ato Cultural. Mais informações: www.fetobh.art.br (Com MinC)