Um inspirado Ridley Scott ("Blade Runner", "Thelma & Louise", "Gladiador") dirige "O Gângster" (American Gangster, EUA, 2007 / Universal), belo filme baseado em fatos reais. Na Nova York dos anos 60, Frank Lucas (Denzel Washington), torna-se o primeiro mafioso negro a eclipsar seus rivais italianos através do tráfico de heroína, transportando o produto diretamente do Vietnã, sem intermediários, Inevitavelmente, Lucas chama a atenção do honesto policial Richie Roberts (Russel Crowe), que chefia uma força-tarefa anti-drogas. As trajetórias dos protagonistas bate o relógio em quase duas horas quando os dois se encontram pela primeira vez, dando tempo para mostrar que são esses homens que, mesmo em lados opostos da lei, possuem um forte senso de ética. Numa seara de filmes que questionam a postura dos Estados Unidos em relação à Guerra do Iraque, "O Gângster" não foge à regra: também reflete sobre os desdobramentos de uma guerra e a corrupção dentro da policia e do exército. Filmaço! Merecia ter sido mais prestigiado no Oscar 2008. Para ver e rever.(J.C.)