ILUSTRADO
Sexta-feira, 07 de Dezembro de 2007, 18h:39
A
A
PATRIMÔNIO
Diamantino ganha novo espaço cultural
Tombada em 2003, a Casa Canônica de Diamantino foi revitalizada e é reinaugurada hoje (08/12)), com o nome de Casa Memorial dos Viajantes, passando a ser administrada pela Prefeitura Municipal. O secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira participa da solenidade de inauguração às 15h. Será aberta uma exposição temática e serão lançados os livros Em busca da pedra que brilha como estrela, de João Carlos Barroso, que trata da história do garimpo no rio Diamantino, e a terceira edição de Diamantino 279 anos, de Padre José de Moura e Silva. As missões jesuítas fazem parte dos temas da exposição, composta de fotos e objetos históricos, que marcará o início das atividades do museu. No contexto histórico da cidade, se destacam a Missão de Santa Terezinha do Mangabal do Juruena e a Missão de Santa Terezinha do Utiariti. A passagem de Marechal Rondon por Diamantino é o outro tema. A exposição fica em cartaz por vinte dias. A Casa Canônica foi construída em 1932 para abrigar os enviados da Companhia de Jesus. O prédio possui traços da arquitetura colonial e foi construído em blocos de adobe, piso em tábua elevada do chão e telhado de madeira com telha de barro. A recuperação foi proposta pela Prefeitura Municipal e realizada em quatro etapas com o investimento total de R$ 315,8 mil. O recurso é proveniente da Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Fundo Estadual de Fomento a Cultura. O espaço conta com 12 salas, sendo uma reservada para projeção de vídeos. Preservar o Patrimônio Histórico é preservar a identidade cultural de uma população. Com a restauração o prédio servirá de registro da história da cidade, enfatizou o secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira. Segundo o coordenador de Cultura e Turismo de Diamantino, Juarez Jesus Dias, a Casa Memorial dos Viajantes atenderá a demanda do município atuando principalmente na difusão de conhecimentos sobre a história e cultura da cidade. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura planeja trabalhar com exposições temáticas retratando entre outros temas as grandes expedições que passaram pelo município, tais como, a Comissão Rondon e Expedição Langsdorff. A população diamantinense ainda mantém tradições da cultura religiosa como ladainhas, rezas e festas de santo. A data escolhida para o início das atividades da Casa Memorial dos Viajantes, 8 de dezembro, é uma homenagem a fé desse povo devoto de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. Assim, o evento também é uma homenagem aos antecedentes históricos do município que teve por primeiro nome Vila de Nossa Senhora da Conceição do Alto Paraguai. (com assessoria)