Com raios de sol rasgando o véu e trazendo sorrisos matinais dos campos; enxugando os orvalhos da folhas verdes. Trazendo a lume os doces lampejos da cor do Cerrado, ou deixando os reflexos nas águas dos lagos e igarapés. Um dia que acorda a cidade agitada e faminta. Com sede de sucesso, carente de tudo e escrava do poder. Que movimenta, mas não anda. Que vibra, mas não treme. São lugares mórbidos onde há pessoas incríveis que fazem de tudo para que cresça e apareça. Que consiga sair de onde nunca poderá se deslocar. Pessoas que deixam lares carentes para preencherem lugares vazios. Abandonam carinhos para enfrentarem pressão. Deixam de serem vítimas para serem vitimados. Seguem instintos quase fúnebres que os levam a endereços ondem não lhes pertencem. Doam tudo que podem e se derramam em afetos que pouco lhe restam. Os dias são de superlativos que enclausuram as boas obras em pequenos tablóides matinais. Finda os romances em pequenas doses de embriaguez temporária, o suficiente para minar esperança e moldar novos conceitos e valores. Dia, que a temperatura aumenta gradativamente pendurada num sol de intenções fúteis e vazias. Algumas melancólicas. Atitudes que crescem em despeitos e afrontas. Ascende a ira do trânsito e deixam os motores nervosos. Consegue transformar uma manhã poética em dia de fúria. Sentimentos que empurram as paixões para quando possível for. Envia os sonhos para um futuro distante onde tudo dará certo e o tempo irá colocar um freio nas dores passadas. O amanhã, nascerá de um outro dia trazendo o remédio para as dores e os curativos para as feridas. A vida se resume nos três mosqueteiros da rotina. O ontem é o amigo que detém as lembranças e os bons momentos. O hoje, sempre repleto dos pesadelos e dissabores atuais. O amanhã, ah! o amanhã; o dono dos sonhos e fantasias de que tudo irá bem. O grande herói que chegará para livrar-nos de todo mal. É... Talvez o amanhã é um hoje coberto de sonhos importantes para serem vividos. De repente, o amanhã chegou numa manhã de sol e liberdade e foi simplesmente aprisionado numa gaiola de humanos envenenados. Então a vida se afunda numa intensa busca por um amanhã tão recente quanto um hoje em momentos de gala. Que de o primeiro passo aquele que conhece o amor?! Para que o mundo saiba viver um dia após o outro! Onde exista tempo para os amigos. Tempo para a prosa. Tempo para ouvir e falar. Para que o mundo não pereça por falta de carinho e que todos consigam dar um passo de cada vez. Talvez ainda se encontre tempo para acomodar a individualidade numa confraternização responsável e com objetivos realmente sensatos. Que cada dia seja um hoje de satisfação e graça. Amizade e união. Para que muitos amanhã sejam apenas de continuidade dessa tal harmonia. Hoje seja o tempo de plantar para que no amanhã as sementes não se percam na beira do caminho. Que os dias sejam de luta, mas que a arma seja sempre o amor. Que o ontem encerre a semente de paz e o hoje comece com a árvore da amizade. Hoje é o dia do vestido mais lindo. Um dia de rosas! Dia do melhor perfume... É um dia para caminhar sentindo a terra em seus pés. Um dia para olhar ao redor e abraçar o amigo. É um dia para recordar. Um dia que dedico a ti! *Luís Gonçalves é publicitário, escritor e colabora com o DC Ilustrado
[email protected]