NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Domingo, 21 de Junho de 2026

ILUSTRADO
Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2013, 22h:11

FESTA DE SÃO BENEDITO

Concurso de criação da logo

Estão abertas as inscrições para o concurso de criação publicitária que escolherá a logomarca e o slogan da Festa de São Benedito

Ariane Laura
Da Redação
O curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Comissão de Festas de São Benedito, com a supervisão e organização da Meio & Mercado Comunicação Total, promovem o Concurso de Criação Publicitária voltado para alunos de Publicidade e Propaganda de instituições públicas e privadas de Cuiabá e Várzea Grande. O objetivo desta ação é escolher logomarca e slogan institucionais que serão utilizados na campanha de divulgação da Festa de São Benedito 2013, através da participação de estudantes regularmente matriculados nos cursos de Comunicação Social da UFMT; Unic; Unirondon; Univag e Icec. Nesta edição, o tema da festa é “Jovens e devotos celebram São Benedito, a fé e a fraternidade”. É em cima dessa proposta que os candidatos devem fazer suas criações. Serão premiados simbolicamente os trabalhos do primeiro ao terceiro colocados, com certificados de Extensão, troféus e prêmios oferecidos por parceiros. O trabalho vencedor será utilizado na campanha de divulgação institucional da Festa de São Benedito 2013, e o segundo colocado, na divulgação do concurso de 2014. O regulamento, o briefing de criação e a ficha de inscrição encontram-se no portal da UFMT (www.ufmt.br), e no site www.edicaoextramt.com.br. As inscrições somente serão aceitas na Secretaria da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, até 22 de março de 2013, das 14h às 16 h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3615-8407 (Coordenação de Ensino de Graduação de Comunicação Social da UFMT) e (65) 3322-5473 e 3322-3677 ou pelos e-mails [email protected] e [email protected]. Os julgamentos dos trabalhos acontecerão no dia 26 de março no salão de festas da Igreja de Santa Edwiges, no bairro Bosque da Saúde. A divulgação dos resultados será no dia 27 de março no site da UFMT, no www.edicaoextramt.com.br e na imprensa local. A entrega da premiação será no dia 2 de abril, após a missa das 19 horas, em comemoração ao aniversário de morte de São Benedito, no entorno da Igreja do Rosário e São Benedito. CUIABÁ E SÃO BENEDITO Os primeiros registros da Festa de São Benedito remontam à formação do núcleo urbano da então vila que, mais tarde, daria origem a Cuiabá. Em 1722, a festa já era realizada em uma capela de Nossa Senhora do Rosário, organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Em 1823, essa irmandade pediu autorização a Dom Pedro I para o culto a São Benedito, e essa pode ser a provável data da construção da capela na lateral da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Com o passar dos anos, a Festa de São Benedito cresceu tanto que acabou superando a de Nossa Senhora do Rosário, realizada na primeira semana de outubro. Até 1920, a festa era realizada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, quando então Dom Aquino Correa resolveu proibir as touradas, que eram festas muito populares em Cuiabá. Para compensar a proibição, a família Eubank resolveu realizar a festa de São Benedito em sua casa, oferecendo comes e bebes à população, com anuência dos párocos. A partir daí, durante muitos anos a festa passou a ser realizada na casa dos festeiros. Já na década de 70, a festa passou a ser realizada permanentemente na casa de Dona Bem-Bem, localizada na Rua Barão de Melgaço, onde ficou até o início da década de 80. Com isso, Dona Bem-Bem pode ser considerada como uma das maiores incentivadoras da comemoração ao santo negro. No início da década de 80, o crescimento da cidade e, por conseqüência, da festa, pôs fim à tradição de distribuir comida e bebida gratuitamente à população. Os festeiros decidiram então, dividir os festejos em duas categorias: a festa da elite, que incluía baile no Clube Dom Bosco; e a festa popular, realizada o ginásio da Lixeira. Contrariando tudo que São Benedito defendeu em sua vida, dividir ricos e pobres foi um modelo pouco aceito, e por decisão dos párocos da Igreja do Rosário reunificaram-se as festividades que passaram a ser realizadas no entorno do templo. Hoje, a Festa de São Benedito cresceu e ganhou notoriedade como o mais importante evento religioso e cultural do estado de Mato Grosso. Reúne um público superior a 10 mil pessoas por dia no entorno da igreja para as celebrações religiosas da madrugada, seguidas dos tradicionais “chá-cô-bolo”, e à noite, apresentações culturais, feiras gastronômicas com comidas típicas, shows artísticos e, no encerramento da festa, a grandiosa procissão. (Com informações da Assessoria)

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL