Repórter fotográfico expõem na TV Centro América os principais eventos esportivos da Baixada Cuiabana, principalmente as provas do atletismo
Oitavo colocado na 5ª edição da Corrida de Reis em 1989, o ex-atleta Dinalte de Oliveira Miranda, de 50 anos, o popular fotógrafo Tuiuiú está com exposição fotográfica das últimas edições da Corrida de Reis na sede da TV Centro América, na Marechal Deodoro, no bairro Santa Helena. A exposição vai até uma semana após a disputa da XXVI Corrida de Reis que será realizada no dia 10 de janeiro do próximo ano. São centenas de fotos que narram a história da mais importante prova do atletismo brasileiro que a cada ano abre oficialmente o calendário da Confederação Brasileira de Atletismo. Dinalte Tuiuiú antes de se apaixonar pela fotografia participava das provas de atletismo por esse Mato Grosso afora. Ele lembra que a falta de patrocínio o impedia de participar das provas do interior e credita esse fato a falta de divulgação das provas. Eu tomava conhecimento das provas através dos organizadores ou de quem ia participar, não através da imprensa como hoje é mais divulgada, conta. E foi pensando em divulgar o atletismo que Dinalte acabou se tornando um fotógrafo profissional há quase 15 anos, mas fotografa por quase 25. No começo eu ia para participar como atleta e levava minha máquina e pedia para o torcedor fotografar. Eu comecei a trazer as fotos para os jornais da capital que os publicava. Tomei gosto e não parei mais, diz com bastante entusiasmo. Dinalte de Oliveira Miranda apesar de não manter vinculo empregatício com nenhum jornal da Capital, é free lance nos principais diários como A Gazeta, Diário de Cuiabá, Folha do Estado e há três no Jornal O Esportivo, de periodicidade quinzenal além de ser fotógrafo oficial da organização da Corrida de Reis. No acervo de fotos expostos na sede da TV Centro América, é possível admirar os vencedores das provas nas gestões dos prefeitos Roberto França, Frederico Campos, Coronel Meireles entre outros. Ou mesmo ver Jorilda Sabino, uma das recordistas de participação na prova. E não é somente das provas de Reis que estão expostas. Dinalte Tuiuiú já percorreu o Estado todo registrando os principais eventos esportivos e até da prova de São Silvestre tem registro. Já publiquei fotos da prova de São Paulo no jornal Folha do Estado, lembra. A era de informática bem como as fotos digitais via celular não preocupam o repórter fotográfico Dinalte Tuiuiú, que faz questão de ressaltar que não encontra moleza no dia-a-dia. É preciso matar um leão todos os dias, pois fotografar não é tão simples como os editores das redações pensam e nós fotógrafos, às vezes precisamos passar por loucos para encontrar o melhor ângulo do fato a ser fotografado, finaliza.