ESPORTES
Quarta-feira, 25 de Junho de 2014, 20h:27
A
A
COMEMORANDO
Silval Barbosa elogia povo cuiabano
Governador disse que a receptividade da população para os turistas estrangeiros foi o ponto alto da Copa do Mundo realizada em Cuiabá
JOANICE DE DEUS
Da Reportagem
Sem graves ocorrências e marcada pela cordialidade do cuiabano, a Copa do Mundo teve saldo positivo, em Cuiabá. A avaliação é do governador Silval Barbosa, que ontem fez um balanço dos quatros jogos realizados na Arena Pantanal. Após várias críticas e apesar das obras em atraso e inacabadas, a Capital mato-grossense se transformou de patinho feio a cisne durante a Copa do Mundo. Durante as quatro partidas, a Arena Pantanal recebeu aproximadamente 160 mil torcedores brasileiros e de várias outras nacionalidades. O público também foi expressivo na Fifa Fan Fest, evento oficial de comemoração da Copa, que apenas no último jogo do Brasil recebeu cerca de 45 mil pessoas. A parte mais complexa que é a realização dos jogos na Arena Pantanal já foi executada e não houve nada que comprometesse ou denegrisse a imagem de Cuiabá. Foi um momento impar, afirmou Silval Barbosa lembrando que o evento não acabou e que até o dia 13 de julho continua sendo mantida a estrutura da Fifa Fan Fest, no parque de exposições da Acrimat. Para o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães, o órgão estadual, criado para planejar e executar os trabalhos, cumpriu a sua missão. Muitos não acreditavam que poderíamos estar aqui hoje fazendo essa avaliação positiva. Deixamos a cidade em condições de realizar o evento, frisou. A despeito das obras de mobilidade urbana inacabadas, o transporte público e o trânsito fluírem bem. Além disso, entre os poucos contratempos registrados durante o mundial, o secretário de Justiça, Luiz Antônio Pôssas citou o caso de uma agência da Colômbia que vendeu pacote de viagem não existente em Mato Grosso. Mas foi resolvido. Ninguém ficou sem acomodação, comentou. Já o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamente lembrou que, apesar de dois casos terem sido noticiados pela imprensa, não houve registro de estupros durante os jogos. Mostramos em níveis nacional e internacional que a fábula do patinho feio se realizou em Cuiabá. De patinho feio a cidade se transformou em cisne, resumiu. Durante a entrevista coletiva, o governador Silval Barbosa voltou a garantir que as obras de mobilidade urbana serão concluídas. Transtornos tivemos, mas se não tivéssemos aproveitamos o entusiasmo do Governo Federal a região metropolitana levaria de 20 a 30 anos para ter essas obras. Todas ficarão prontas e estamos pedindo celeridade nos trabalhos, afirmou. Temos contratos e recursos garantidos para a execução de todas essas obras, acrescentou. Silval reconheceu ainda que a principal dificuldade que o Estado enfrentou foi a burocracia do próprio poder público. Do Governo Federal e do próprio Estado. Você não consegue ter as coisas na hora que precisa, os recursos não saem na hora necessária, mas tudo isso foi sendo superado, destacou.