NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

ESPORTES
Quarta-feira, 25 de Junho de 2014, 20h:27

COMEMORANDO

Silval Barbosa elogia povo cuiabano

Governador disse que a receptividade da população para os turistas estrangeiros foi o ponto alto da Copa do Mundo realizada em Cuiabá

JOANICE DE DEUS
Da Reportagem
Sem graves ocorrências e marcada pela cordialidade do cuiabano, a Copa do Mundo teve saldo positivo, em Cuiabá. A avaliação é do governador Silval Barbosa, que ontem fez um balanço dos quatros jogos realizados na Arena Pantanal. Após várias críticas e apesar das obras em atraso e inacabadas, a Capital mato-grossense se transformou de “patinho feio a cisne” durante a Copa do Mundo. Durante as quatro partidas, a Arena Pantanal recebeu aproximadamente 160 mil torcedores brasileiros e de várias outras nacionalidades. O público também foi expressivo na Fifa Fan Fest, evento oficial de comemoração da Copa, que apenas no último jogo do Brasil recebeu cerca de 45 mil pessoas. “A parte mais complexa que é a realização dos jogos na Arena Pantanal já foi executada e não houve nada que comprometesse ou denegrisse a imagem de Cuiabá. Foi um momento impar”, afirmou Silval Barbosa lembrando que o evento não acabou e que até o dia 13 de julho continua sendo mantida a estrutura da Fifa Fan Fest, no parque de exposições da Acrimat. Para o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães, o órgão estadual, criado para planejar e executar os trabalhos, cumpriu a sua missão. “Muitos não acreditavam que poderíamos estar aqui hoje fazendo essa avaliação positiva. Deixamos a cidade em condições de realizar o evento”, frisou. A despeito das obras de mobilidade urbana inacabadas, o transporte público e o trânsito fluírem bem. Além disso, entre os poucos contratempos registrados durante o mundial, o secretário de Justiça, Luiz Antônio Pôssas citou o caso de uma agência da Colômbia que vendeu pacote de viagem não existente em Mato Grosso. “Mas foi resolvido. Ninguém ficou sem acomodação”, comentou. Já o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamente lembrou que, apesar de dois casos terem sido noticiados pela imprensa, não houve registro de estupros durante os jogos. “Mostramos em níveis nacional e internacional que a fábula do patinho feio se realizou em Cuiabá. De patinho feio a cidade se transformou em cisne”, resumiu. Durante a entrevista coletiva, o governador Silval Barbosa voltou a garantir que as obras de mobilidade urbana serão concluídas. “Transtornos tivemos, mas se não tivéssemos aproveitamos o entusiasmo do Governo Federal a região metropolitana levaria de 20 a 30 anos para ter essas obras. Todas ficarão prontas e estamos pedindo celeridade nos trabalhos”, afirmou. “Temos contratos e recursos garantidos para a execução de todas essas obras”, acrescentou. Silval reconheceu ainda que a principal dificuldade que o Estado enfrentou foi a burocracia do próprio poder público. “Do Governo Federal e do próprio Estado. Você não consegue ter as coisas na hora que precisa, os recursos não saem na hora necessária, mas tudo isso foi sendo superado”, destacou.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL