ESPORTES
Terça-feira, 19 de Janeiro de 2010, 02h:08
A
A
SÃO PAULO
Ricardo Gomes não perdoa Dagoberto por expulsão
GIULIANDER CARPES
Da Agência Estado - São Paulo
O São Paulo tem uma cartilha para punir atos de indisciplina. Estipula que qualquer cartão bobo, daqueles que prejudicam a equipe, resultará em multa ao jogador infrator. No ano passado, o técnico Ricardo Gomes passou a mão na cabeça dos "esquentadinhos" e ignorou o "código disciplinar" são-paulino. Agora, o atacante Dagoberto, o primeiro jogador expulso na temporada, não terá perdão. Deverá ser punido em 10% do seu salário, que ultrapassa os R$ 100 mil mensais. Hugo, Richarlyson, Washington, Borges e o próprio Dagoberto escaparam de punições na reta final do Brasileirão do ano passado. Na época, Ricardo Gomes preferiu não polemizar e "esqueceu" a indisciplina: era também uma estratégia para não chamar a atenção do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O treinador pensou que se os punisse, aceitava a culpa e incentivava o tribunal a fazer valer a sua autoridade, impondo uma pena aos jogadores do São Paulo. Não funcionou. O perdão da comissão técnica e da direção do clube não ecoou pelo STJD, onde todos foram punidos, alguns com rigor considerado excessivo pelos são-paulinos, casos de Borges, Dagoberto e, principalmente, Jean, cuja expulsão ocorreu depois de uma falta normal de jogo. Assim, o time do São Paulo ficou desfalcado e acabou perdendo o título depois de estar na liderança da competição a duas rodadas do final do Brasileirão. TEMPORADA Agora, logo no início da temporada, o técnico muda a atitude. Viu que os jogadores mais impulsivos não usaram as férias para se acalmarem. "Já que o Dagoberto não conseguiu fazer por si, vamos resolver para ele, tomando as medidas internamente", afirmou Ricardo Gomes. "Todas as expulsões dele foram assim. Perde a conexão, sai do jogo e se desequilibra. Não pode ser mais assim." O técnico ficou bastante irritado com a reincidência do atacante, que foi expulso duas vezes nos últimos três jogos em que atuou. "O fato anterior foi muito falado, é recente e nos colocou em dificuldade no Brasileiro", lembrou Ricardo Gomes, citando a expulsão diante do Grêmio, pela 34ª rodada do Brasileirão. Dessa vez, a direção são-paulina evitou falar em multa. Deixou a responsabilidade para o treinador.