Todo mundo já conhece quem é Marcos. Pentacampeão mundial com a seleção brasileira, dono de títulos como a Copa Libertadores, Copa do Brasil e o Campeonato Paulista Goleiro de 34 anos, consagrado, reconhecido e que em 2008 voltou a jogar bem (sem lesões) e que ajudou o Palmeiras a chegar à final do Estadual. Até algumas semanas atrás, poucos conheciam Aranha. E se não fossem suas milagrosas defesas, dificilmente a Ponte Preta passaria pelo Guaratinguetá nas semifinais. O goleiro de 27 anos é um dos principais atletas do time, mas está longe de ter a estrela e o reconhecimento do rival de hoje. Marcos comemora a nova fase como um garoto. Converse com ele alguns minutos e você vai perceber a vontade que ele tem de ganhar um título. Até parece que nunca venceu nada na carreira. "Para mim é uma alegria imensa poder disputar uma decisão", disse o atual camisa 12. Qualquer véspera de decisão rola uma ansiedade, isso é natural de qualquer pessoa, seja em qualquer acontecimento e segmento da vida. Naquela época a expectativa era menor, pois o Palmeiras já vinha de uma seqüência de títulos, mas a vontade de ser campeão é sempre a mesma. Em 1996, eu havia tido poucas chances como titular e tinha como meta ser o que era hoje. Mas acho que acabei extrapolando um pouco os limites (risos), pois consegui títulos muito importantes O goleiro esteve no elenco de 1996, ano em que o Palmeiras conquistou seu último Estadual. Aranha, ao contrário, está há seis anos no clube - e não tem nenhuma conquista de peso na sua carreira. "Acho que chegou a hora de sermos campeões", afirmou o goleiro em uma das poucas entrevistas concedidas antes da decisão. A maior conquista de Aranha neste Paulista foi ter cativado a torcida ponte-pretana. Depois de uma primeira fase sem sobressaltos, o goleiro simplesmente salvou a equipe nas semifinais contra o Guaratinguetá. "Estamos recuperando o orgulho de torcer pela Ponte Preta. E qual o segredo do bom momento? "Trabalho muito. Nunca baixei a cabeça".