ESPORTES
Terça-feira, 04 de Janeiro de 2011, 19h:59
A
A
CONTRATAÇÃO
Grêmio jura que anuncia Ronaldinho hoje
A decisão, na verdade, está nas mãos de Ronaldinho Gaúcho, que tem procurado se preservar e falar pouco sobre futebol nesta semana. É ele quem vai dar a palavra final
ELDER OGLIARI e LUÍS AUGUSTO MONACO
Da Agência Estado - São Paulo
As negociações envolvendo Ronaldinho Gaúcho finalmente terminam hoje. É o que garantiu, ontem, o vice-presidente do Milan, Adriano Galliani, que está no Rio de Janeiro e só retorna a Milão depois do fim da novela. Seu desligamento do Milan foi acertado no fim de semana e o clube italiano agora busca compensação financeira para liberá-lo para assinar com uma equipe brasileira. Grêmio, Palmeiras e Flamengo estão desde o início na briga para contratá-lo. Ontem, de acordo com o site da revista Veja, o Corinthians teria entrado no páreo. O presidente Andrés Sanchez, no entanto, negou à Agência Estado. "Não vou entrar nessa queda de braço", declarou o dirigente corintiano. Em Porto Alegre, os gremistas veem como obrigação Ronaldinho Gaúcho assinar com a equipe tricolor - afinal, foi lá que nasceu para o futebol, dizem. À tarde, a torcida passou a fazer festa, depois que o jornal italiano Gazzetta dello Sport divulgou em seu site que o futuro do craque já estava definido e seria mesmo no Sul. Antônio Vicente Martins, vice do Grêmio, negou o acerto, mas deu a entender que as conversas estavam bem encaminhadas e revelou um encontro com o irmão do jogador, Roberto Assis, marcado para esta quarta, quando o presidente Paulo Odone volta de suas férias no Uruguai. Os detalhes necessários para o fechamento do contrato vêm sendo discutidos desde a noite de segunda entre dirigentes do clube tricolor e o irmão e procurador do atleta, Roberto Assis. "Estamos muito fortes no negócio", afirmou, confiante, Martins. O Grêmio pagaria R$ 15 milhões por ano ao jogador e uma indenização ao Milan. A decisão, na verdade, está nas mãos de Ronaldinho Gaúcho, que tem procurado se preservar e falar pouco sobre futebol nesta semana. É ele quem vai dar a palavra final, embora Assis tenha tomado a frente das negociações e até fale de sua preferência a pessoas próximas: o Palmeiras, que fez a melhor oferta financeira. O Palmeiras, por sinal, também deu como certa a contratação de Ronaldinho Gaúcho. Para Wlademir Pescarmona, diretor de futebol, só faltava o "sim" do craque. "Temos a confiança de que fizemos de tudo", comentou. De acordo com o dirigente, Assis teria gostado da oferta palmeirense e dado sinal verde. O salário prometido foi de R$ 1,3 milhão por mês. "Tenho certeza de que ele virá para o Palmeiras". A declaração de Pescarmona, porém, não foi combinada com o vice Salvador Hugo Palaia, um dos candidatos ao cargo de presidente na eleição deste mês (ele disputará com Paulo Nobre e Arnaldo Tirone). Irritado com as notícias da tarde de que o meia-atacante iria para o Grêmio, o dirigente disparou à Rádio Globo: "Para o bem do Palmeiras, o Ronaldinho deve mesmo ir para o Grêmio. Seria uma dívida grande para o clube". A justificativa de Palaia? O Palmeiras já conta com dois jogadores considerados badalados e caros (Valdivia e Kléber), além do técnico Felipão, e, mesmo assim, não conquistou nenhum título na última temporada. Pressão de todos os lados. À noite, foi a vez de fontes do Flamengo dizerem que já estava tudo definido entre a agremiação carioca e o atleta. O clube rubro-negro teria lhe oferecido cerca R$ 1 milhão por mês e contrato de três anos e meio. Os três clubes pressionam Ronaldinho. Mas, se a decisão depender apenas de sua vontade, o time que revelou o astro para o futebol o terá como reforço para a Libertadores de 2011. (Colaboraram Daniel Akstein Batista e Wagner Vilaro)