A temporada 2010 do automobilismo pode reservar uma grata surpresa para Mato Grosso. Em reunião realizada em dezembro em São Paulo com os organizadores da F-3 Sul-americana foi definido o calendário do próximo ano, com uma novidade: Cuiabá poderá estar participando pela primeira vez da categoria que é uma das principais portas para os pilotos que sonham em chegar à Fórmula 1. Um grupo já está articulando a entrada do Estado na competição. Com a perspectiva de um campeonato muito disputado e previsão de grid com 22 carros, a F-3 terá um campeonato com dez etapas passando por três países. A abertura está programada para março, em Brasília. Da capital federal o circo se transfere para Campo Grande, depois Londrina, Curitiba, Santa Cruz, Santa Fé (Argentina), Porto Alegre, Piriápolis (Uruguai), Velopark (RS) e finalmente Interlagos (SP). Com duas categorias, sendo a principal (A) e a light (B), a Fórmula Sul-americana já conta com competidores do Centro-Oeste. Na última edição, participaram pilotos do Distrito Federal e Goiás. A novidade este ano pode ser a inédita participação de pilotos de Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. A criação de uma nova equipe, para ingressar Mato Grosso e Mato Grosso do Sul no circo, já vem sendo articulada. À frente do grupo está o ex-piloto Mário Milton, diretor de Velocidade no Asfalto da Federação de Automobilismo do Mato Grosso do Sul (FAMS).