ESPORTES
Quinta-feira, 16 de Abril de 2009, 20h:10
A
A
PALMEIRAS
Edmílson ficará 90 sem poder jogar
O volante passou por cirurgia no cotovelo direito. Foi operado ontem e não disputa mais a Libertadores e as finais do Paulistão
Edmílson está fora da Libertadores, do Paulistão e dos primeiros jogos do Palmeiras no Campeonato Brasileiro. O jogador de 32 anos passou por cirurgia no cotovelo direito ontem, quando foi constatado que a lesão era mais grave do que o imaginado inicialmente. Assim, o prazo para ele retornar aos treinos passou de dois para três meses. Edmílson se machucou no segundo tempo do jogo de quarta-feira, quando o Palmeiras empatou por 1 a 1 com o Sport, no Palestra Itália, pela Libertadores. Após sofrer uma falta, ele caiu de mau jeito no gramado, já imaginando que a lesão tinha sido grave "Ele falou que ouviu um barulho no braço que não era normal", contou o médico do Palmeiras, Otávio Vilhena. "Ele teve uma das fraturas mais graves de cotovelo." O jogador teve de ganhar uma prótese de cabeça de rádio no cotovelo direito, procedimento que, segundo o médico do clube, era a última opção a ser realizada. "Foi uma fratura-luxação, mais grave do que o normal, com o deslocamento da cabeça do rádio que foi destruída em cinco partes", explicou Otávio Vilhena. "Ele vai ter uma recuperação mais lenta." Edmílson deve receber alta do hospital hoje, quando já começará o trabalho de fisioterapia. "Ele não vai ser imobilizado com gesso, vai usar uma tipoia que permite uma movimentação leve", disse o médico do Palmeiras. "De um mês a seis semanas, vamos intensificar os exercícios." A contratação de Edmílson foi um pedido do técnico Vanderlei Luxemburgo, que queria um jogador de experiência para, principalmente, a disputa da Libertadores. Agora, se o Palmeiras passar de fase, reforços devem chegar para a sequencia da competição continental. Cobranças - Minutos após o fim do jogo contra o Sport, quarta-feira à noite, no Palestra Itália, pela Libertadores, alguns torcedores do Palmeiras, ainda decepcionados com o empate por 1 a 1, xingaram e pediram mais raça ao atacante Keirrison. Primeiro sinal de que os palmeirenses estão descontentes com as últimas atuações do artilheiro de 20 anos, que não repete o mesmo desempenho que encantou a torcida no início de temporada. Tanto o técnico Vanderlei Luxemburgo como a diretoria do clube tratam de ignorar a pressão que tentam colocar no jovem jogador, que é o artilheiro do Paulistão (13 gols) e da Libertadores (6 gols). A maior reclamação dos torcedores palmeirenses é de que Keirrison, ao contrário de Diego Souza e de Cleiton Xavier, pouco tem se esforçado em campo. Luxemburgo ficou irritado ao saber que alguns torcedores estavam descontentes com Keirrison após o jogo da quarta-feira. "Culpar ele (pelo empate)? Não tem nada a ver", afirmou o treinador. Apesar disso, é inegável que o atacante tenha caído de produção nas últimas partidas. Keirrison chegou a ficar quatro jogos sem marcar gols, época em que Luxemburgo pediu para que ele esquecesse as especulações sobre uma possível transferência para o futebol europeu - estava sendo observado pelo Barcelona - e se concentrasse apenas em jogar bola. Na semana passada, porém, o treinador disse que ficou contente com o retorno que o atacante deu em campo. Depois do Barcelona, o Lyon também enviou um dirigente ao Brasil para observar o futebol de Keirrison. Mas nada disso abala a diretoria palmeirense, que garante a permanência do atacante. "Ele já passou por isso (boatos sobre saída) no Coritiba, no ano passado", lembrou Toninho Cecílio, gerente de futebol do Palmeiras. "Ele tem sido efetivo, não podemos julgá-lo por um ou dois jogos A marcação nele está mais forte nas partidas decisivas", completou Toninho Cecílio. O diretor de futebol do Palmeiras, Genaro Marino, foi ainda mais longe, dizendo que essa pressão sobre Keirrison "é um pouco de exagero." Enquanto isso, Keirrison garante que as críticas não o incomodam. Foram dele os últimos dois gols do time - na derrota por 2 a 1 para o Santos, na semana passada, e no empate de quarta-feira com o Sport. E promete ser decisivo novamente no sábado, no Palestra Itália, quando acontece a segunda partida contra os santistas pela semifinal do Paulistão.