Diretoria anuncia a criação de um fundo de investimento
SANCHES FILHO
Da Agência Estado Santos, SP
O Conselho Deliberativo do Santos foi comunicado, na reunião extraordinária ontem, que a Terceira Estrela de Investimentos S/A (Teisa) vai ser oficialmente implantada no próximo mês, em julho. Trata-se de um fundo que terá por finalidade captar recursos para inicialmente socorrer o clube, que atravessa crise financeira. E, numa segunda etapa, a Teisa vai contratar jovens promessas do futebol brasileiro, registrá-los em um clube pequeno e cedê-los a custo zero ao Santos, visando a valorização e posterior negociação para o exterior. Para fazer parte do fundo, é necessário adquirir a cota mínima de R$ 300 mil. Como a diretoria anterior antecipou o recebimento de cotas de televisão do Campeonato Brasileiro de 2010, a atual administração vai precisar de R$ 35 milhões para fazer frente às despesas do segundo semestre. A solução encontrada por membros da Guia (Gestão Unificada de Inteligência e Apoio ao Santos FC) foi a criação da Teisa. A previsão é que logo após a implantação do fundo serão disponibilizados R$ 15 milhões para que o clube possa honrar os principais compromissos em dia. Para que o investimento seja menos arriscado, a diretoria vai disponibilizar percentuais dos direitos econômicos de jogadores em formação, com perspectiva de retorno para os cotistas quando da negociação de atletas da cesta.