ESPORTES
Quarta-feira, 30 de Abril de 2008, 20h:53
A
A
DECISÃO MATO-GROSSENSE
Começa a decisão entre Mixto e União
A primeira partida da final será hoje, às 17h, no Verdão. O União joga por dois empates. Mixto precisa vencer para reverter a vantagem
Mixto e União iniciam hoje, às 17h, no Verdão, a decisão do Campeonato Mato-grossense. As duas equipes entram nesta final com um objetivo: quebrar o jejum de títulos. O Mixto está há 12 anos sem comemorar uma conquista. O União, desde sua fundação, há 35 anos. Será, portanto, um embate nervoso, acirrado, dentro de fora de campo. O União entra com a vantagem de jogar por dois resultados iguais por ter feito a melhor campanha do Estadual. Mas a tradição mixtense é incontestável e a camisa e os nervos no lugar podem fazer a diferença neste confronto. Mandante nesta primeira partida, o Mixto quer fazer valer o fator campo e torcida. Ontem, durante o apronto final, o técnico Arildo Berdum procurou corrigir as falhas, principalmente de marcação, e pediu para que os atacantes tenham cuidado nas finalizações, que não desperdicem as oportunidades que possam surgir. Será um jogo de detalhes. Quem errar menos e souber aproveitar as chances de gols vence o jogo e fica mais perto do título, disse a seus comandados. Aliás, conversa foi o que não faltou entre o treinador e os jogadores. O principal objetivo foi conscientizar o grupo de que a camisa mixtense tem tradição em uma decisão e que é preciso ter garra, gana, para superar o adversário, que jogando com o regulamento debaixo do braço deverá entrar em campo fechado, não dando espaços. Se no Mixto a ordem é partir para o ataque, buscando os três pontos, no time unionino Marcos Birigüi garante que não muda a formação tática de sua equipe. Nunca coloquei meu time para jogar fechado. Sou adepto do futebol aberto, ofensivo, de gols. Vamos manter esta mesma maneira de jogar, avisa, alertando que a melhor maneira de se conquistar um titulo é vencendo. Para esta primeira partida da decisão, Birigüi já sabe que não poderá contar com seu homem-gol. Diogo esteve em Cuiabá fazendo tratamento intensivo. Melhorou, mas foi aconselhado pelo departamento médico do clube a ficar de fora da partida. Ele não está 100%, seria arriscado colocá-lo desde o início, disse o técnico. Sem Diogo, a esperança da equipe rondonopolitana, que nunca conquistou um título estadual sequer em sua história, é Serginho, vice-artilheiro com 11 gols. O jogador vai atuar ao lado de Vitinha, o que confirma que o time será ofensivo. Mais modesto, o ataque mixtense também promete fazer a diferença. Os artilheiros alvinegros Fernando e Buiú, juntos, marcaram 14 gols, bem menos que o artilheiro unionino Diogo, com 18 gols. Fernando, o principal marcador mixtense, tem oito, quase todos eles em cobranças de pênaltis, sua marca registrada. E é nisso que ele se apega para sair como o grande herói da partida. Vamos a campo para buscar os gols. Vamos jogar como um rolo compressor e forçando a defesa deles a fazer faltas, principalmente na área. Se isso acontecer, eu sou mais eu. Ali, na marca da cal não dá outra. Chuto e é gol, desafia. Já Buiú, mais experiente, se considera um carrasco do União e avisa que vai fazer o adversário ficar mais um ano na fila. Gosto de jogar contra o União. Sempre faço gols, e amanhã (hoje) não será diferente! A decisão marca também um outro duelo: o dos treinadores. De um lado estará um técnico acostumado a títulos, Marcos Birigüi, contratado especialmente para tirar o União da fila e que já foi campeão com o Vila Aurora e no ano passado, com o Cacerense. Do outro lado estará no banco Arildo Berdum, que deixou de lado sua loja de material esportivo para treinar o Mixto e que em apenas um ano provocou uma revolução tática na equipe. Esta decisão promete! MIXTO Douglas; Ezequiel, Márcio Abraão e Giovani; Bogé, Janse, Euclides e Fernando; Buiú e Dinei. Técnico Arildo Berdum UNIÃO Heverton Perereca; Rodrigo, Dione e Josias; Ataliba, Rocha, Ivan, Ailton e Kaka; Serginho e Vitinha. Técnico: Marcos Birigüi Local: estádio Verdão, Cuiabá Horário: 17 horas Arbitro: Sálvio Spindola Filho - Fifa-SP Auxiliares: Lincoln Ribeiro Taques e Rilmar Ribeiro Primo