ESPORTES
Sábado, 14 de Julho de 2007, 14h:02
A
A
Canadense ganha primeiro ouro no Pan
VALÉRIA ZUKERAN
Da Agência Estado Rio
Ficou nas mãos do Canadá a primeira medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos do Rio. Em meio a muita lama e uma dose de confusão após a chegada, Catharine Pendrel venceu a prova feminina de mountain bike, percorrendo os 31,5 km da pista do Morro do Outeiro em 1h46min06, seguida da norte-americana Mary McConneloug e da mexicana Laura Morfin Macouzet. A brasileira Jaqueline Mourão ficou em quarto lugar. Simpática e falante, Catharine diz que ficou feliz por ganhar a primeira medalha do Pan, mas só poderá comemorar a conquista no Canadá porque terá daqui alguns dias uma prova do campeonato de seu País que valerá vagas para a Olimpíada de Pequim. Ela disputa uma das duas vagas da equipe canadense com outras duas atletas. "A festa será em casa, com meu marido, meus amigos e a família." A pista do Outeiro, segundo ela, estava muito desafiadora para as atletas, e o tempo, sem chuva, ajudou. Catharine contou que se aproveitou de uma falha de Mary, que disparou na frente no início da corrida, para assumir a liderança depois da primeira volta. "Ela cometeu um erro em uma curva e eu pude ultrapassá-la " A biker disse que este, apesar de ter sido um resultado importante para sua carreira, não foi seu principal feito. "Fiquei em 11.º na Copa do Mundo e foi um momento muito especial para mim." Apesar do problema que lhe custou o ouro e de outra batida que teve durante a corrida, a norte-americana elogiou a pista. "Estava fantástica, tinha trechos onde a gente voava. Eu me diverti muito", disse Mary. Jaqueline iniciou a prova na terceira posição, mas foi ultrapassada por Laura na terceira volta. "Eu estava melhor do que a mexicana no trecho de trilha, fui inclusive uma das poucas que não empurrou a bicicleta no morro, mas era ultrapassada no trecho plano", lamentou. "Foi um pouco frustrante porque fiquei muito perto da medalha, mas por outro lado estou satisfeita porque fiz o melhor que podia." Apesar da boa vontade dos voluntários, a organização da competição teve alguns problemas. Além da lama que estava em todas as partes do Outeiro, o sistema de informações teve alguns problemas por causa de uma máquina copiadora encrencada. O defeito só foi consertado quando a prova já estava em andamento. Apesar da presença de um telão, a torcida também não pôde ver a competição no trecho de trilha mas. O pior, no entanto, foi a falta de organização após a competição: jornalistas e torcedores se misturavam na tentativa de contato com os atletas e o barulho estridente das caixas acústicas tornava difícil o trabalho das equipes de rádio e TV.