ESPORTES
Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2009, 21h:35
A
A
MUNDIAL IV
Campo Grande recepciona FIFA e CBF
Para motivar manifestações pró-Copa a prefeitura decreta ponto facultativo à tarde e tarifa social para o transporte coletivo
VICTOR BARONE
Campo Grande/Especial para o Diário
Depois de um período de apatia, o campo-grandense parece ter despertado para a possibilidade de a cidade Capital de Mato Grosso do Sul receber uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014. Até duas semanas atrás, poucas pessoas se mostravam envolvidas com a campanha e o tema era debatido apenas no âmbito da Câmara Municipal e da prefeitura. Este cenário mudou desde a semana passada, quando uma série de atividades promovidas pela sociedade civil, pela prefeitura e pelo governo do Estado começaram a preparar a população para a visita dos técnicos da Fifa e da CBF, que estarão na cidade, hoje. Fanfarras, bandas, escolas de samba, clubes de cavalgada e de motoqueiros, grupos de idosos e estudantes, comerciantes, comerciários e sociedade civil organizada campo-grandense se organizaram para receber com festa a comitiva. O prefeito Nelson Trad Filho convocou a população a participar da movimentação comparecendo, de verde e amarelo, ao trajeto que será percorrido pelo grupo: Vamos mostrar a empolgação do campo-grandense, afirmou. A comitiva chega às 16h (horário de Brasília) ao Aeroporto Internacional de Campo Grande, onde será recepcionada pelo governador André Puccinelli, por Trad Filho, autoridades civis e militares além de representantes - em trajes típicos - das colônias paraguaia, japonesa, sírio-libanesa, portuguesa, boliviana, afro-brasileira e italiana, além de membros das etnias indígenas que compõe a diversidade étnica do Estado. ROTEIRO Ao deixar o aeroporto, o grupo se dividirá em dois. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira; a embaixadora de Campo Grande para a Copa de 2014, a modelo Luiza Brunet; e técnicos da Fifa e da CBF sairão do aeroporto às 16h45 rumo ao Parque dos Poderes a bordo do ônibus City Tour, passando pela Avenida Afonso Pena, onde a população estará concentrada para lhes dar boas-vindas. Eles serão acompanhados pelo prefeito e pelo governador. Outro grupo, formado por dois técnicos da Fifa, vai sobrevoar a cidade para conhecer a sua infra-estrutura. Eles serão acompanhados pelo secretário municipal de Infra-estrutura, Transporte e Habitação, João Antonio De Marco e pelo secretário estadual de Obras, Edson Girotto. INCENTIVO Para incentivar a participação da população durante a carreata, a prefeitura determinou que hoje, após às 12h, entrará em vigor a tarifa social de R$ 1 no transporte coletivo urbano. Além disso, foi decretado ponto facultativo, também após às 12h, para que o funcionalismo público municipal possa participar da mobilização popular em prol da Copa.