ESPORTES
Quinta-feira, 27 de Outubro de 2011, 21h:37
A
A
JOGOS PAN-AMERICANOS
Brasil perde o ouro nos pênaltis
Como aconteceu na decisão do Mundial, meninas do Brasil permitiram o empate no final do jogo e perderam nos pênaltis
Em uma final dramática, o Brasil perdeu para o Canadá nos pênaltis no futebol feminino em Guadalajara e ficou com a medalha de prata no torneio. Depois de estar vencendo o jogo até os 42min do segundo tempo, a seleção cedeu o empate às adversárias e acabou derrotada na diputa de tiros livres por 5 a 4. A partida não foi boa no primeiro tempo, mas o Brasil foi eficiente. Aos 3 minutos, no primeiro chute da partida, a seleção fez a 1 a 0. Debinha aproveitou uma falha do Canadá, avançou e chutou forte de fora da área. O Brasil imediatamente recuou e deixou o Canadá pressionar. As chances se sucederam. Aos 20 minutos, as canadenses desperdiçaram grande oportunidade, num chute de dentro da área que foi para fora. Para piorar, o Brasil jogava com muita lentidão e não conseguia explorar os contra-ataques. A volante Formiga, a melhor brasileira em campo, se machucou ao tentar recuperar uma bola aos 40 minutos e deixou o campo mancando. O Brasil melhorou um pouco no segundo tempo. Parou de dar chutão para frente e conseguiu alguns contra-ataques, Num deles, aos 22 minutos, numa ótima jogada de Maurine, Thais perdeu grande chance. Na sequencia, a lateral quase marcou em cobrança de escanteio. Mesmo com a vantagem no placar, as brasileiras continuaram pressionando, mas não conseguiram ampliara a vantagem. O castigo veio aos 42 minutos, quando Barbara saiu mal após cruzamento e Sinclair aproveitou a falha da goleira para empatar e levar para o jogo para a prorrogação. No desempate, o Brasil manteve a pressão, mas a falta de pontaria impediu que o placar fosse alterado no 1º tempo. A segunda etapa foi do Canadá e Sinclair esteve muito perto de se consagrar. Aos 7 minutos ela chutou da entrada da área, obrigando Bárbara a fazer difícil defesa. O jogo seguiu empatado e a decisão foi para os pênaltis. A seleção veio a Guadalajara sem oito jogadoras que participaram do último Mundial, entre elas Marta e Cristiane. Por outro lado, os Estados Unidos, carrasco do Brasil em inúmeras competições, não enviou seleção a Guadalajara.