ESPORTES
Segunda-feira, 07 de Outubro de 2013, 20h:02
A
A
CALENDÁRIO
Bom Senso F.C. apresenta reivindicações à CBF
Representantes do movimento Bom Senso F.C. apresentaram ontem à cúpula da CBF reivindicações para melhorias do futebol brasileiro. Paulo André, Cris, Dida, Seedorf e Juninho Pernambucano foram recebidos pelo presidente da entidade José Maria Marin e o vice Marco Polo del Nero, além do diretor jurídico, Carlos Eugênio Lopes. No encontro, que durou cerca de duas horas, os jogadores entregaram um dossiê com os cinco pontos principais dos argumentos do Bom Senso F.C: melhorias no calendário, férias, pré-temporada, fair play financeiro, e representatividade dos jogadores nos conselhos técnicos. A CBF não deu uma posição definitiva a respeito do documento enviado pelos atletas, que tem 15 páginas e disseca as questões apresentadas, mas prometeu, em uma nova reunião a ser realizada em duas semanas, apresentar seu ponto de vista. Eles ficaram de estudar os pontos e nos dar retorno. Agora a bola está nos pés da CBF, afirmou o zagueiro Paulo André, único jogador a se pronunciar. O defensor preferiu não adiantar se o grupo, em caso de a CBF não atender o pedido, vai querer greve nos próximos meses. Espero a reunião daqui a duas semanas. Tenho certeza que seremos atendidos. Vamos passo a passo para progredirmos num nível bacana e ético. Acho que o fato de nos receber mostra boa vontade, abertura. Fica marcado para que nós escutemos o que eles têm a dizer, completou. Gostei muito da reunião. Os jogadores se mostraram ponderados e com o entendimento de que algumas mudanças não podem ser feitas de um dia para o outro. O mais importante é que houve o consenso de que a CBF tem como maior objetivo fazer de tudo o que é possível em benefício do futebol brasileiro, afirmou o presidente José Maria Marin. Com relação às férias, o grupo defende que os jogadores tenham 30 dias initerruptos de férias, conforme prevê a Lei Pelé. Sobre a pré-temporada, a proposta que o tempo seja entre quatro e seis semanas. A respeito do calendário, o Bom Senso defende que haja sete jogos no período de 30 dias, no máximo, acrescentando ainda a necessidade da interrupção das competições nacionais em datas Fifa. Já na questão do fair play financeiro, o modelo adotado é a política praticada pela Uefa. Algumas das questões apresentadas pelos jogadores, segundo a CBF, já foram objeto de ação. O presidente Marin solicitou que se faça um estudo sobre o "Fayr Play Financeiro", uma das principais reivindicações do grupo. Além disso, o presidente da CBF diz estar fazendo insistentes contatos com os presidentes das Federações, em um esforço pessoal para equacionar o problema da pré-temporada, para que seja feita em um período considerado adequado para os profissionais.