NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

Editoriais
Segunda-feira, 08 de Outubro de 2012, 01h:30

Vozes das urnas

Mato Grosso redesenhou ontem, sua nova representação política municipal. Nos 140 municípios interioranos o eleitorado ratificou nomes no poder e promoveu mudanças. Em Cuiabá, a decisão fica para o segundo turno, que terá o embate dos dois candidatos que receberam as maiores votações: Mauro Mendes (PSB) com 43,96% dos votos e Lúdio Cabral (PT) com 42,27%. O vice de Mauro é o deputado estadual João Malheiros (PR) e o de Lúdio, o advogado Francisco Faiad (PMDB). A campanha pela prefeitura de Cuiabá teve seis candidatos, mas houve polarização entre Mauro Mendes e Lúdio Cabral. Os dois candidatos que farão o segundo turno são apoiados por figuras do governo em todas as suas esferas. A oposição não conseguiu sensibilizar o eleitorado. O processo eleitoral transcorreu na mais perfeita normalidade, sem nenhum registro grave na Capital e nos demais municípios. O único fato atípico foi um problema na apuração dos votos na Capital e em outros municípios, onde os painéis que registravam os votos não os lançavam a determinados candidatos; esse problema foi superado, mas Cuiabá foi a última das capitais a concluir a contabilização da votação. O município é a base territorial do Brasil e cada um tem sua atipicidade, mas todos, à exceção de Brasília que é uma cidade-estado, elegeram ontem seus prefeitos e vereadores. Em Mato Grosso, Zezé do Osmari (PR) foi eleito para a prefeitura de Araguainha com 384 votos num universo de 924 eleitores e, em Serra Nova Dourada, Japonês (PSD) ganhou a eleição majoritária com 519 votos. No outro extremo do desnível entre os municípios mato-grossenses, Percival Muniz (PPS) conquistou a prefeitura de Rondonópolis com 60.452 votos e Wallace Guimarães (PMDB) é o novo prefeito de Várzea Grande com 47.338 votos. Em Araguainha os nove vereadores conquistaram suas cadeiras com votação que variou entre 39 e 80 votos. Em Cuiabá e Rondonópolis os vereadores melhores colocados alcançaram milhares de votos. Independentemente da votação recebida o vereador tem legitimidade no exercício de seu mandato, o que dá mais lisura ao sistema de representatividade proporcional. Nos municípios do interior o quadro eleitoral está definido, mas em Cuiabá a verdadeira batalha começa hoje, com a retomada da campanha por Lúdio Cabral e Mauro Mendes, em busca de novos apoios e de votos. Com o afunilamento da disputa ficará mais fácil ao eleitor avaliar melhor os dois candidatos. Com menos nomes concorrendo e sem a realização simultânea da eleição para vereador, o eleitor cuiabano decidirá qual o nome para administrar sua cidade num dos momentos mais importantes de sua trajetória de crescimento, mas que ao mesmo tempo é permeado por graves problemas causados pela limitação do saneamento, a precariedade da distribuição da água, pela falta de pavimentação em muitas ruas, pelo crítico quadro agrário, pelo saturamento do lixão, pela crescente violência e outros problemas graves. Que a manifestação das urnas no segundo turno dê a Cuiabá o administrador que ela precisa. Que a manifestação das urnas no segundo turno dê a Cuiabá o administrador que ela precisa

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL