Editoriais
Segunda-feira, 24 de Outubro de 2011, 18h:36
A
A
Rodovia Verde
No sábado, 21, o governador Silval Barbosa liderou uma comitiva que percorreu a MT-040 entre Rondonópolis e Cuiabá. Essa via, denominada Rodovia Verde incluindo trechos coincidentes com a BR-364 e a MT-270 tem 204 km com 83 km sem pavimentação sendo que 22 km tecnicamente estão em obra nos dois sentidos. Em direção a Cuiabá, o Ministério de Desenvolvimento do Turismo pavimenta 14 km da MT-040 tendo a vila de Fátima de São Lourenço por referência; no sentido inverso, o governo de Mato Grosso executa 8 km no município de Santo Antônio de Leverger entre Porto de Fora e Mimoso, que é a terra do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. A viagem de Silval foi para despertar a atenção para a necessidade de conclusão da pavimentação no percurso, que é alternativa para a BR-364. Concluir a obra dessa rodovia significa criar novo corredor rodoviário entre Cuiabá e Rondonópolis contornando o Alto Pantanal numa região de rara beleza, que deverá se transformar numa das principais rotas do turismo mato-grossense. No ano passado, o deputado federal Wellington Fagundes (PR) incluiu a federalização da MT-040 à Medida Provisória 513 (MP-513). O projeto do parlamentar foi aprovado pela Câmara e o Senado, mas que foi vetado no começo deste ano, pela presidente Dilma Rousseff. Em 11 de junho deste ano, Wellington liderou idêntica peregrinação no trajeto à frente de um grupo de entidades, políticos, sindicalistas e empresários de Rondonópolis e dos municípios no trajeto. Pavimentar a Rodovia Verde e disciplinar seu tráfego para veículos leves também significa descongestionar a BR-364 entre Cuiabá e Rondonópolis, permitindo que a ligação entre as duas cidades seja feita em tempo menor e com muito mais segurança tanto numa quanto noutra rodovia. Quando essa obra for entregue aos usuários a rodovia federal ficará praticamente destinada aos veículos pesados que respondem por cerca de 70% de sua movimentação diária nos dois sentidos, de 12 mil carros. Nessa condição a estrada estadual terá trânsito rápido e reservado aos automóveis, motos e utilitários. O traçado da Rodovia Verde em seu trecho maior foi parte da primeira ligação rodoviária de Rondonópolis com Cuiabá. Essa rota foi alterada por razões até hoje nunca esclarecidas. Com a retomada dessa ligação, além dos benefícios já enumerados Mato Grosso também estará corrigindo antiga injustiça cometida no passado contra moradores e proprietários rurais no eixo de influência dessa estrada. A conclusão da Rodovia Verde depende de recursos orçamentários, mas não falta vontade política para tanto. Que a Assembleia Legislativa destine recursos especiais para essa obra no próximo exercício. Que a bancada federal também assuma sua parte, para que da união dessas forças Mato Grosso reconquiste a antiga e boa ligação de Cuiabá com Rondonópolis num trajeto atrativo ao turismo e carregado de história, pois essa estrada cruza Mimoso, o berço de Rondon, e contorna a Baía de Chacororé, que foi palco de sua infância. Concluir a obra dessa rodovia significa criar novo corredor rodoviário entre Cuiabá e Rondonópolis