ECONOMIA
Segunda-feira, 03 de Agosto de 2009, 20h:45
A
A
EXPORTAÇÕES
Vendas 16,4% maiores
Saldo dos sete primeiros meses de 2009 revela que MT mantém expansão, mesmo com dólar atuando contra
MARIANNA PERES
Da Editoria
Mato Grosso encerrou os sete primeiros meses do ano com saldo positivo nas exportações com expansão de 16,4% em relação ao mesmo volume registrado em igual período do ano passado. De janeiro a julho, o Estado soma US$ 5,50 bilhões contra US$ 4,72 bilhões. Entre os grandes exportadores do Brasil, somente Mato Grosso manteve o ritmo de crescimento, conforme números divulgados ontem pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Nenhum estado do Centro-Oeste obteve desempenho positivo no período, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul fecharam o mês com retração de 30,4%, 14,3% e 16,2% respectivamente. Com as divisas, o Estado assegurou por mais um mês a sexta colocação entre os maiores exportadores do Brasil. Os números do MDIC de ontem, são preliminares e ainda não detalham a movimentação da pauta de produtos. As exportações brasileiras apresentam queda de 24,3% na comparação entre o mesmo período. Além de Mato Grosso, apenas os estados do Piauí e Tocantins e de Roraima, tiveram crescimento no acumulado das vendas externas, 47,6%, 15,4% e 7,5%, respectivamente, mas eles não estão entre os maiores negociadores. O Centro-Oeste é a única região a manter saldo positivo, alta de 2,3% no período e o Estado, ainda ampliou sua participação de 4,25% para 6,54%, na região. A notícia que de os sete primeiros meses fecham positivos é bem recebida, já que em junho Mato Grosso registrou recorde histórico de vendas quando negociou em um único mês mais de US$ 1 bilhão em vendas. JULHO Na comparação mensal, julho de 2009 contra julho de 2008, há uma retração de 1,6% nas dividas contabilizadas. No ano passado, o Estado negociou US$ 912,7 milhões e no mês passado, US$ 898,5%. Como advertem os economistas, desde junho o dólar iniciou nova trajetória de queda. Em junho a moeda norte-americana, que baliza os negócios do mercado internacional, acumulava queda mensal de 0,30% e no ano de 15,89%. Em julho, o dólar foi considerado o pior investimento do mês, pois registrou queda de 5,04% no mês e no ano, a desvalorização passa de 20%. COMPRAS O superávit estadual de cerca de US$ 5 bilhões é fruto da drástica queda no volume das compras realizadas pelo Estado. Se no acumulado de janeiro a julho Matogrosso foi o único com desempenho positivo na hora de vender sua pauta de produtos na região Centro-Oeste, é, inversamente, o que mais registra retração nas importações durante o período: 36,9%. Nos sete primeiros meses de 2008, o Estado importou US$ 791,2 milhões em produtos. Já neste mesmo período, comprou US$ 499,1 milhões. O Distrito Federal foi o único a ampliar suas compras, pouco mais de 6%. Já Goiás e Mato Grosso do Sul registram reduções de 19,3% e 14,2%, respectivamente.