NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

ECONOMIA
Quarta-feira, 12 de Março de 2008, 21h:30

EMBARGOS

Perdas de US$ 34,5 mi

A suspensão das compras pelos russos, há um mês,representa cerca de 47% do volume não comercializado

MARCONDES MACIEL
Da Reportagem
As perdas dos frigoríficos mato-grossenses com o embargo imposto pela União Européia e Rússia à compra da carne in natura produzida no Estado já alcançam a cifra de US$ 34,5 milhões desde o dia 1° de fevereiro, segundo levantamento divulgado ontem pelo Sindicato das Indústrias Frigoríficas do Estado (Sindifrigo). Ontem, completou um mês do embargo russo e, só para aquele mercado, as perdas com as exportações já atingem o montante de US$ 16 milhões, ou cerca de 46,37%. Para a União Européia, que suspendeu as compras no último dia 31 de janeiro – com vigência da proibição a partir de 1° de fevereiro - os prejuízos chegam a US$ 18,5 milhões. Enquanto o comércio com o bloco europeu e russo não é restabelecido para exportações, os frigoríficos tentam recolocar o produto em outros mercados, como o Oriente Médio e Leste Europeu. “Estamos buscando alternativas para compensar a perda momentânea destes mercados [europeu e russo]”, disse o presidente do Sindifrigo, Luís Antônio Freitas Martins. Ele acredita, contudo, que a situação será restabelecida em breve, inclusive com o equacionamento do problema referente à lista das fazendas habilitadas a exportar carne para a União Européia. A última lista, divulgada pelos europeus, autoriza quatros fazendas de Mato Grosso a exportar. Apesar desta autorização, válida desde o dia 28 do mês passado, não há registro de movimentação de cortes do Estado com destino àquele bloco econômico. A principal perda para o Estado, segundo avaliação de Freitas Martins, é o mercado russo, que é atualmente o principal comprador da carne bovina mato-grossense e um dos maiores parceiros comerciais do Brasil, com um volume de comercialização correspondente a US$ 1,5 bilhão por ano. No mês passado, casos de estomatite vesicular em bovinos no interior de Mato Grosso, suspenderem imediatamente a compra de carne in natura por parte dos russos, por doze meses, como prevê acordo sanitário entre os dois países. De acordo com o Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias no Estado (Fiemt), no ano passado as exportações de carne atingiram a expressiva marca de US$ 627 milhões de faturamento e volume de 228 mil toneladas. Segundo a Fiemt, o crescente destaque da carne na pauta de exportações estaduais representa o reconhecimento da qualidade do produto mato-grossense no mercado externo. O presidente do Sindifrigo afirmou que todas as plantas industriais mato-grossenses que exportam carne bovina para a Rússia estão aptas a atender as novas exigências daquele mercado. Ao todo, 14 frigoríficos estão habilitados a exportar à Rússia. Deste total, sete plantas – Marfrig, Sadia, Vale do Guaporé (Arantes), Quatro Marcos e Friboi, esta última com três unidades de abate – estão credenciadas a vender carne in natura para o bloco europeu. AUDIÊNCIA – Hoje, a partir das 15 horas, a Assembléia Legislativa do Estado realiza audiência pública para discutir a situação da cadeia produtiva da carne em Mato Grosso. “Será uma oportunidade para colocarmos em debate todas as questões envolvendo a rastreabilidade bovina, a polêmica sobre a lista de fazendas aptas a atender às normas do Sisbov e a suspensão das importações de carne brasileira pela União Européia e Rússia”, explicou o presidente do Sindifrigo.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL