Operadora anunciou cortes e vai incentivar aposentadoria
A Oi anunciou ontem que fará um corte de, aproximadamente, 400 postos de trabalho de nível gerencial. As demissões são, de acordo com a companhia, reflexo da sobreposição de cargos ocorrida após a aquisição da Brasil Telecom, concluído no início de janeiro deste ano. A empresa de telefonia também informou que será posto em prática um programa de aposentadoria incentivada. As demissões tiveram como parâmetro levantamento feito pela empresa junto a 1,3 mil executivos das duas empresas. Este processo consistiu em um censo curricular e pessoal, seguido de entrevistas individuais com consultores em todo o Brasil. "Através desse mapeamento, a Oi identificou os talentos que mais se alinham às necessidades do novo desenho organizacional, considerando formação, perfil, experiência e interesses de carreira", afirmou a empresa. A manutenção do número de postos de trabalho por três anos foi um dos compromissos firmados pela Oi na ocasião do anúncio do início das negociações entre as empresas, em abril do ano passado. A base de referência são os empregos em vigor em fevereiro do ano passado. No que diz respeito ao incentivo à aposentadoria, a empresa informou que o plano é aberto a todos os níveis hierárquicos da companhia. A Oi oferece, além dos direitos trabalhistas e os previstos nos acordos sindicais, indenização de 0,4 salário para cada ano na empresa, no limite de doze salários. O recurso pode ser destinado ao plano de previdência ou revertido, parcialmente, em dinheiro.