ECONOMIA
Segunda-feira, 25 de Junho de 2007, 19h:39
A
A
SEMESTRE
Empresários otimistas para segundo semestre
Pelo resultado da pesquisa Fecomércio,
momento é favorável aos investimentos
MARCONDES MACIEL
Da Reportagem
Os empresários mato-grossenses se mostram mais otimistas em relação ao segundo semestre deste ano. De acordo com levantamento divulgado ontem pelo Departamento de Pesquisas Econômicas do Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT), 71% dos empresários revelaram otimismo em relação à posição de mercado (faturamento, inadimplência, estabilidade econômica e outras variáveis). Apenas 9% dos entrevistados se mostraram pessimistas e 20%, indiferentes em relação ao segundo semestre. A pesquisa, realizada no período de 1º a 12 deste mês junto a 400 empresas de 13 municípios, traz opiniões referentes também à estabilidade econômica, nível de inflação, reação de mercado, emprego, formas de vendas, e taxas de juros praticas pelos setores de comércio e serviços. (Veja quadro ao lado) Na avaliação do presidente da Fecomércio, Pedro Nadaf, de uma forma geral a economia vem se comportando dentro de um cenário de crescimento este ano. O empresário sempre teve um sentimento otimista. Para o segundo semestre a confiança aumentou em função do quadro de estabilidade que é favorável devido à recuperação dos preços das commodities e à queda das taxas de juros e da inadimplência, analisa. A pesquisa da Fecomércio aponta que 84% dos empresários entrevistados acreditam na manutenção da estabilidade econômica no segundo semestre. No primeiro semestre do ano este índice era de 80%. A estabilidade gera crescimento econômico, lembra Pedro Nadaf, acrescentando que o quadro econômico atual está muito mais sólido do que nos anos anteriores. Acreditamos que este cenário será mantido e as empresas poderão planejar melhor os seus investimentos nos próximos meses, sublinha. Segundo o presidente do Sistema Fecomércio, o momento é favorável para os investimentos em função das perspectivas de crescimento econômico do Estado para o próximo semestre. Sessenta e cinco por cento dos empresários entrevistados responderam que haverá crescimento econômico em Mato Grosso e apenas 35% manifestaram opinião contrária. Os empresários também apostam em crescimento econômico do país, opinião manifestada por 63% dos entrevistados. Em relação ao emprego, 67% dos empresários apostam que a estabilidade será mantida no segundo semestre do ano. No primeiro semestre, 50% dos entrevistados acreditavam na estabilidade. Estes índices também mostram que aumentou o grau de confiança do empresariado, ou seja, a maioria garante a manutenção do emprego para os seus funcionários no segundo semestre, analisou Nadaf. A pesquisa aponta ainda que 18% dos empresários entrevistados acreditam que haverá aumento na oferta de empregos, enquanto 15% apostam em redução. O levantamento aponta que 58% dos empresários entrevistados acreditam em taxa inflacionária de zero a 3% no ano. No primeiro semestre, o percentual de empresários que tinham a mesma opinião era de 43%. Ainda de acordo com a pesquisa, 33% dos empresários mato-grossenses acham que a inflação ficará entre 3,1% a 6%. Apenas 9% dos entrevistados responderam que a inflação ficará entre 6,1% e a 10%.