CUIABÁ URGENTE
Sexta-feira, 16 de Outubro de 2009, 23h:43
A
A
Cuiabá Urgente 16-10-2009
Pré-campanha O prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) participou ontem à noite, em Sinop, do III ciclo de palestras realizado pela Unemat. O tucano falou sobre o desenvolvimento econômico do Estado e a história de Mato Grosso. Incursão Embora não oficialize sua candidatura ao governo, Wilson tem percorrido o interior do Estado, seja com ações partidárias ou convidado para participar de eventos. Uma coisa é certa: WS não tem perdido uma brecha. Incursão 2 Nesta mesma linha de Wilson, o procurador da República Pedro Taques e o juiz federal Julier Sebastião da Silval também têm participado destes tipos de eventos. Desencontro A ida do prefeito Wilson Santos a Sinop fez com que ele se desencontrasse com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também do PSDB, que veio ontem a Cuiabá como palestrante de um evento dirigido a médicos. Recepção O deputado federal Homero Pereira (PR) foi quem primeiro recepcionou o ex-governador paulista. Na verdade, o parlamentar ruralista apenas estava no mesmo voo do tucano e aproveitou para dar as boas-vindas a Mato Grosso. Definindo O governador Blairo Maggi reúne na próxima segunda-feira os seus aliados do PT e do PMDB, além de correligionários do PR, para uma conversa sobre o seu destino político para 2010. Afinados Uma aliança entre as três legendas é costurada por líderes das siglas, já que todas têm projetos diferentes para o próximo ano e que podem ser contemplados numa composição. O PR e o PT têm projetos majoritários desenhados para disputar as duas vagas ao Senado, enquanto o PMDB trabalha a candidatura do vice-governador Silval Barbosa para o governo. Desalinhados No PT a coisa parece mais enrolada, apesar do projeto definido. A senadora Serys Slhessarenko diz que só entra no jogo se for para disputar a reeleição. Já o grupo do deputado Carlos Abicalil o quer na disputa ao Senado. Defesa Hoje, uma candidatura do petista apresenta maior viabilidade, conforme analistas políticos. Abilical, além da Baixada Cuiabana, conta com uma base eleitoral cultivada na região do Araguaia. De olho O PR também quer uma das duas vagas ao Senado, que primeiramente foi colocada à disposição de Blairo Maggi, maior liderança do partido no Estado. Oferta Com o recuo de Maggi de disputar qualquer mandato eletivo em 2010, a disputa foi para os braços do deputado Wellington Fagundes, que está no quinto mandato na Câmara Federal. Pedreira Num primeiro momento Fagundes até que se mostrou empolgado, mas logo em seguida deu uma arrefecida nos ânimos. Afinal, a empreitada para o Senado não é nada fácil. Sonho Para muitos, o aceno de Maggi anunciando que pode retomar a disputar foi um alívio para Fagundes, que vai tentar mais um mandato na Câmara Federal. Na verdade, o sonho do deputado federal é se eleger prefeito de Rondonópolis. Candidatos As movimentações da base governista são vistas, até o momento, com tranquilidade pelas candidaturas postas como de oposição. O senador Jayme Campos (DEM) e o prefeito Wilson Santos (PSDB) são os virtuais candidatos. Pesquisas Jayme e Wilson, na verdade, continuam com as mobilizações pelo interior do Estado. Os dois têm um acordo para só em janeiro, por meio de pesquisas, definir quem será o candidato. Afinação Já em outra corrente, o PP, liderado pelo deputado José Riva, se mostra mais afinado com o senador democrata. O partido tem dois deputados federais e quatro estaduais. Praça Um evento reunindo veículos da montadora Chevrolet deixou revoltados os moradores e frequentadores da Praça Popular, que foi ocupada por veículos. Praça 2 Veículos destinados ao test-drive foram colocados em exposição, destruindo o passeio de pedestres e a grama. Sem falar que as pessoas não tinham por onde circular, a não ser o meio da rua.