CUIABÁ URGENTE
Sábado, 10 de Novembro de 2007, 12h:50
A
A
Cuiabá Urgente 10-11-2007
Ausência O governo do Estado está realizando em Sinop um Simpósio Sobre Segurança, que é atualmente um dos maiores problemas da cidade. O curioso é que nem prefeitura, nem Câmara Municipal compareceu ao evento. Ausência O mais curioso ainda é que o deputado Dilceu DalBosco, da região, havia pedido que o assunto fosse amplamente discutido na cidade. O governo atendeu ao pedido, mas o deputado não deu as caras no evento. Inflamável Na semana passada, Percival Muniz (PPS) se inflamou num discurso, em plenário, e reafirmou as críticas que ele e Zé do Pátio (PMDB) têm feito, sistematicamente, a Blairo Maggi. Só que, desta vez, PM foi longe e chamou BM de ditador. Proteção Motivo do destempero de Muniz: um protegido seu de Rondonópolis, sua base eleitoral, por nome Valdecir Feltrin, foi demitido da Secretaria de Fazenda. Curioso: Muniz se diz oposição, mas faz tudo para manter boquinhas no Governo. Ócio A Câmara de Cuiabá realiza apenas duas sessões semanais, o que deve causar estresse nos nobres vereadores. Não bastasse isso, é impossível se encontrar viva alma na sexta-feira após o almoço na tal Casa de Leis. Preconceito Em 2004, quando era candidato, o atual prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti (PR), se referiu ao seu companheiro de chapa o hoje ainda vice, Maneco da Vila Operária (PSL) -, como um homem de cor. Dúvidas Agora, como candidato à reeleição e em meio um desgaste que tem afastado aliados, Sachetti voltou à carga e escolheu a vereadora Vilma Moreira (PSB), líder do Movimento Negro. Vai agir novamente da mesma maneira? Ferrovia Na propaganda eleitoral do PR, na TV, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, anuncia boas novas no setor ferroviário brasileiro, para 2008, com a Transnordestina e o trem-bala ligando Rio e São Paulo. Nem aí Nascimento cita outras estradas de ferro por aí, mas não faz nenhuma referência à Ferrovia Vicente Vuolo em Mato Grosso. Quando vem a Cuiabá, o ministro sempre diz que tem carinho especial pelo Estado. Imagine se não tivesse... Não deslancha O secretário de Esportes Baiano Filho, que confirmou a saída do cargo no dia 31 de dezembro com o único intuito de disputar a Prefeitura de Sinop, ainda não deslanchou. Apesar do apoio incondicional do governador Blairo Maggi, o secretário é apenas o terceiro colocado na disputa, atrás dos deputados estaduais Juarez Costa e Dilceu DalBosco. Bandeira O deputado Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB), parece ter encontrado, enfim, uma bandeira para a sua campanha a prefeito de Barra do Garças, em 2008: a defesa de uma nova divisão de Mato Grosso. Sonhos Em busca de espaço na mídia, Daltinho espalhou que vai lutar com unhas e dentes pela criação do Estado do Araguaia, tendo como capital, obviamente, a cidade de Barra. E admite o sonho de virar governador. Vazio O deputado Daltinho é aquele mesmo que usou o plenário da Assembléia para fazer uma defesa apaixonada do deputado federal Carlos Bezerra e defender que a sociedade não tem o direito de criticar deputados. CPI Justiça seja feita: a coluna informou que Homero Pereira retirou sua assinatura da CPI do Corinthians. Mas Thelma de Oliveira e Serys Slhessarenko mantiveram. O retorno As antigas Casas Pernambucanas, que já tiveram filial em Cuiabá, voltam a abrir uma loja na Capital a partir de janeiro. A unidade vai funcionar na avenida 13 de Junho. Gorjeta Aos poucos, alguns bares e restaurantes de Cuiabá começam a retirar, da conta dos clientes, os tradicionais 10% de acréscimo para os garçons. Não estão cobrando expressamente, mas aceitam de bom grado se a gorjeta vier. Bolívia Um relatório do Itamaraty, divulgado ontem pelo blog do jornalista Josias de Souza, mostra que sojicultores brasileiros instalados na Bolívia estão aflitos com a instabilidade do país. Bolívia 2 Entre estes sojicultores, há muita gente que saiu de Mato Grosso para tentar a sorte na região de Santa Cruz de la Sierra. Eles temem pela tão anunciada reforma agrária de Evo Morales.