CIDADES
Terça-feira, 22 de Dezembro de 2009, 00h:00
A
A
DENGUE MATA
Vítima fatal de 12 anos
Morador do Verdão, Leonardo Pereira morreu ontem, no PSMC, onde não conseguiu UTI, após apresentar sinais de febre hemorrágica
Um menino de 12 anos morreu com suspeita de dengue hemorrágica ontem, no Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC). Leonardo Oliveira Pereira morava no bairro Verdão e, mesmo apresentado quadro grave da doença, não conseguiu ter acesso a um leito de UTI na unidade hospitalar. Com a criança, sobe para 15 o número de vítimas este ano na Capital. No Estado 55 pessoas já morreram em 2009 com suspeita de contaminação pelo vírus. Ele ficou internado no pronto-socorro, passando muito mal, com hemorragia e não colocaram na UTI. Só ontem (domingo), que o viram quase morrendo, que sedaram ele e colocaram aparelhos para ajudar a respiração, mas já era tarde demais, disse a tia da criança, Odilza Oliveira Pereira, 38 anos. Ela relatou que o menino apresentou os primeiros sintomas da doença na quarta-feira passada. No dia, ele levou um tombo, sentiu dores e o levamos para a policlínica. A médica passou alguns remédios e o dispensou. Na sexta-feira o quadro clínico do garoto piorou e a família o levou ao pronto-socorro. O Leonardo já estava vomitando e nenhum médico fez o teste da dengue hemorrágica. Ele ficou internado, teve que dormir em um berço, porque não tinha cama disponível, e foi piorando. No sábado, o médico confirmou a dengue hemorrágica e no domingo meu sobrinho apresentou sangramento na gengiva, contou. Somente com os sinais de início de hemorragia é que a criança passou a ser assistida com o uso de aparelhos, que foram levados para o quarto em que ela estava. Na manhã de segunda-feira, ele faleceu. O secretário municipal de Saúde, Maurélio Ribeiro, afirmou por meio da assessoria de imprensa, que a falta de leitos de UTI é um problema nacional, não sendo restrito ao município. O aumento de leitos só seria possível se aumentasse o repasse do governo federal. Leonardo morava na rua Eduardo Gomes Coutinho, próxima ao Cisc do Verdão. Os familiares afirmam que o descaso do município vai além do déficit de leitos de UTI. O Verdão está uma sujeira. Cheio de terrenos baldios. É uma vergonha o que acontece aqui, denunciou Odilza. No bairro há registros de ao menos seis casos de febre hemorrágica da dengue este ano. Com o falecimento da criança, o número de mortes sobe para 12 na Capital, que tem seis pessoas internadas com dengue hemorrágica e teve 11.251 casos da doença confirmados por exame laboratorial este ano. Somada aos casos clássicos de dengue, já são 47.020 notificações nas cidades mato-grossenses, o maior número já registrado pelos órgãos estaduais historicamente. Das 55 mortes notificadas no Estado, apenas 48 foram confirmadas até o momento. As demais estão sob investigação para saber se foram causadas pelo vírus. Na Capital, 12 mortes estão confirmadas e três casos, sob análise. Apesar dos índices preocupantes do Verdão, o bairro que apresenta o maior número de casos de dengue grave em Cuiabá é o Pedra 90, com 16 casos de febre hemorrágica. Em seguida, o Cidade Verde, vizinho do Verdão, acumula oito registros da manifestação grave da doença em moradores da área.