Cruzar as pontes dos rios Garças e Araguaia, na divisa de Mato Grosso e Goiás, está sendo um verdadeiro desafio para os motoristas de veículos de passeios e de cargas. A empresa Sanches Tripoloni iniciou, pela margem direita de quem segue para Aragarças, as reformas das pontes que ligam os dois estados. O concreto está sendo removido para a construção de um novo tabuleiro para suportar o tráfego normal de veículos leves e pesados. A recuperação da ponte foi determinada pelo Tribunal de Contas da União ao constatar irregularidades na obra. O órgão responsabilizou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a empresa Sanches Tripoloni pela má qualidade dos serviços executados no ano de 2007. Na época, o governo federal gastou R$ 32 milhões na restauração das duas pontes. As obras para o conserto do tabuleiro deveriam ter sido iniciadas no mês de junho, porém, para não comprometer a realização da Temporada de Praia, os prefeitos Wanderlei Farias e Gerson Rosa de Moraes, com o apoio do deputado federal Wellington Fagundes, conseguiram convencer o DNIT a transferir os serviços para o mês de agosto. As eleições deste ano voltaram a promover alterações no início dos trabalhos, que, finalmente começaram nesta semana. A situação será idêntica a de 2007. O tráfego será interrompido com controle de passagem de veículos a cada 15 minutos, disse um funcionário da Sanches Tripoloni. A demora, porém tem sido maior. Às vezes os motoristas chegam a aguardar por 40 a 50 minutos para o deslocamento a Pontal do Araguaia, Barra e Aragarças. O tráfego é controlado pela empresa com o auxílio da Polícia Militar. Uma vergonha para Mato Grosso e Goiás. Dois estados ricos, que têm condições de se unir e construir um anel viário nos submete a esse tipo de situação. Aconselho aos meus colegas que evitem passar pela região. O transtorno é grande e não há alternativa senão aguardar pela liberação programada do tráfego, disse o motorista Maurício Pereira de Souza.