O Seminário de Prevenção à Violência na Escola, organizado pela Secretaria Estadual de Educação, terminou com a conclusão de que o problema só será sanado com o envolvimento dos pais, dos profissionais da educação e da comunidade. Com uma programação dividida entre formação humanística e técnica, incluindo dicas de primeiros socorros, 173 agentes escolares e diretores de 51 escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande participaram do evento. Para a Seduc foi uma oportunidade ímpar de ouvir a comunidade escolar sobre os principais problemas e quais saídas são viáveis para atacar essa problemática. A formação é sempre um caminho seguro, disse a secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Seduc, Vera Araújo. Os participantes aprenderam sobre a complexidade da violência, suas causas, conseqüências e também receberam dicas de superação do problema. A bem sucedida ação da polícia comunitária em bairros de Cuiabá foi um dos destaques do evento. Essa ação reconhecida pela gestão da Seduc como capaz de contribuir para a redução da violência nas escolas é o Projeto Rede Cidadã executado pelas Polícias Militar e Civil, Sejusp, com apoio de diversas outras secretarias e órgãos.