NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

CIDADES
Sexta-feira, 27 de Janeiro de 2012, 21h:23

SAÚDE

Tendência de Pronto-Socorro é superlotar

Problemas no Pronto-Socorro de Várzea Grande está superlotando as unidades de saúde de Cuiabá, diz secretário-adjunto da Capital

ALECY ALVES
Da Reportagem
A falta de médicos e de outros profissionais de saúde no serviço de urgência e emergência do Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande, situação vivida há mais semanas, está superlotando as unidades de saúde de Cuiabá. O Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá caminha para a superlotação, segundo o médico Huark Douglas Corrêa, secretário-adjunto de Planejamento e Operações em Saúde, da Capital. Conforme Corrêa, com as melhorias implantadas, como reforma de algumas alas, o município vinha conseguindo manter os corredores sem pacientes internados sobre macas ou cadeiras. Entretanto, diz, a tendência é que esses espaços voltem a ser ocupados e, consequentemente, que haja queda na qualidade dos serviços oferecidos na unidade. O secretário-adjunto observa que isso acontece porque o hospital, mesmo não sendo “porta-aberta”, não pode recusar pacientes trazidos em ambulâncias das policlínicas e do Serviço Móvel de Urgência (Samu). Pelas contas da Secretaria Municipal de Cuiabá (SMS), além do PSM, há muitos pacientes de Várzea Grande recorrendo aos serviços das policlínicas de Cuiabá, especialmente a do Verdão, que fica mais próxima do limite entre as duas cidades. Huark Corrêa disse que Cuiabá já levou essa questão ao governo do Estado. O problema foi tema de conversas com representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES), mas até o momento não há uma solução. Desde o final de dezembro, dezenas de médicos de Várzea Grande vêm pedindo demissão do cargo por causa de atraso no pagamento dos salários e da não-renovação de contratos que assegurem o vínculo empregatício. Outros, pelos mesmos motivos, paralisaram as atividades. Em Várzea Grande, a prefeitura reclama do atraso no repasse de verbas acordadas com a SES para o pagamento de salários de médicos e outros funcionários do setor. O Estado, por sua vez, informa que está aguardando a abertura do orçamento para quitar essa dívida. Vale lembrar que no final de 2010 e parte do ano passado, quando o Pronto Socorro de Cuiabá estava em reforma, grande parte dos pacientes de urgência e emergência da Capital era levada e atendida no Pronto-Socorro de Várzea Grande. SANTA HELENA – Um convênio entre o Governo de Estado de Mato Grosso e o Hospital Beneficente Santa Helena possibilitou a construção de 60 novos leitos de maternidade e melhorias de infraestrutura na unidade hospitalar. O governador Silval Barbosa e o diretor-geral do hospital, Marcelo Sandrin, irão participar da inauguração da obra às 8h30 deste sábado (28), no Hospital Santa Helena. Foram construídas oito salas de pré-parto e outras 52 na enfermaria. Será inaugurada a área do terceiro piso do Hospital Santa Helena. A obra foi realizada com recursos do Governo do Estado de Mato Grosso.

Edição EDIÇÃO 16969




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL