O desaparecimento de duas estudantes de 13 anos no último domingo será investigado pela Delegacia Especializada na Defesa da Criança e Adolescente (Deddica), informou a Polícia Civil nesta terça-feira (31). O responsável pelas investigações será o delegado Eduardo Botelho. As meninas foram encontradas um dia depois. Elas estavam em Chapada dos Guimarães (cerca de 68 quilômetros da capital). Os pais deram pela falta das duas porque haviam deixado as amigas saírem para ir ao shopping Três Américas, próximo à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)no sábado (28/03). Ficaram sem dar notícias até o domingo (29/03). Foi quando a avó de uma das moças postou um pedido de ajuda em um perfil no Facebook. Esse post se espalhou rapidamente por todas as redes e mídias digitais, whats app incluso, e gerou rebuliço, com uma verdadeira avalanche de comentários maldosos sobre o paradeiro das duas. Comentários que só fizeram aumentar depois que elas reapareceram, próximo ao crepúsculo do mesmo domingo. Foram esses comentários e circunstâncias do sumiço temporário das meninas, com deslocamento até Chapada, mais o registro da ocorrência por parte dos pais, que levaram a Polícia Civil a abrir inquérito. As duas adolescentes já prestaram depoimento ao delegado Flávio Stringuetta, do Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO). Ambas confirmaram ter passado as horas distantes da família acompanhadas por dois adultos. COMENTÁRIOS MALDOSOS -- a sessão de linchamento moral das duas meninas (já não são mais crianças e sabiam muito bem o que estavam fazendo era o comentário mais comum) e da criação dada pelas famílias de ambas tomaram conta das redes sociais e mídias digitais logo após o reaparecimento das duas. Ao ponto de a avó retornar a público por meio de novo post no Facebook para defender as crianças e agradecer quem apoiou nas buscas ao compartilhar o post. A avó pede para pararem de julgar a neta e a amiga e terminou lembrando a dor de não saber da neta. Foram momentos de desespero e angústia sem saber o que tinha acontecido e não desejo isso pra ninguém, escreveu.