NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

CIDADES
Terça-feira, 17 de Junho de 2008, 21h:44

DENGUE EM MT

SES divulga queda de 41% dos casos

A Secretaria de Estado de Saúde divulgou ontem a redução de 41,27% dos casos de dengue em Mato Grosso entre janeiro e a primeira quinzena de junho, quando comparado com o mesmo período do ano passado. De acordo com a SES, este ano ao todo foram feitas 9.786 notificações. Dentre elas, 11 foram de formas grave da doença – febre hemorrágica, síndrome do choque da dengue e dengue com complicações. “Mato Grosso continua em estado de alerta e trabalha na intensificação das ações de controle químico e diagnóstico precoce da doença, mantendo a letalidade da dengue o mais baixo possível”, disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SES, Mirian Estela de Souza Freire, informando que a intensificação das ações está na capacitação de servidores em todo o Estado. Miriam Estela ainda recomendou não se deixar água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente, como garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas e xaxins, bacias, copinhos descartáveis. Também não se deve esquecer de tampar as caixas de água, cisternas, tambores, poços, depósitos onde a fêmea do mosquito possa depositar os ovos. “E caso da pessoa sentir dor de cabeça, dor nos olhos, febre alta, passando de 40 graus, manchas avermelhadas pelo corpo, falta de apetite, fraqueza, dor nos músculos e nas juntas e, em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde mais próxima de sua casa”, alertou a coordenadora. (Com assessoria)

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL