CIDADES
Terça-feira, 17 de Junho de 2008, 21h:44
A
A
DENGUE EM MT
SES divulga queda de 41% dos casos
A Secretaria de Estado de Saúde divulgou ontem a redução de 41,27% dos casos de dengue em Mato Grosso entre janeiro e a primeira quinzena de junho, quando comparado com o mesmo período do ano passado. De acordo com a SES, este ano ao todo foram feitas 9.786 notificações. Dentre elas, 11 foram de formas grave da doença febre hemorrágica, síndrome do choque da dengue e dengue com complicações. Mato Grosso continua em estado de alerta e trabalha na intensificação das ações de controle químico e diagnóstico precoce da doença, mantendo a letalidade da dengue o mais baixo possível, disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SES, Mirian Estela de Souza Freire, informando que a intensificação das ações está na capacitação de servidores em todo o Estado. Miriam Estela ainda recomendou não se deixar água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente, como garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas e xaxins, bacias, copinhos descartáveis. Também não se deve esquecer de tampar as caixas de água, cisternas, tambores, poços, depósitos onde a fêmea do mosquito possa depositar os ovos. E caso da pessoa sentir dor de cabeça, dor nos olhos, febre alta, passando de 40 graus, manchas avermelhadas pelo corpo, falta de apetite, fraqueza, dor nos músculos e nas juntas e, em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde mais próxima de sua casa, alertou a coordenadora. (Com assessoria)