NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

CIDADES
Quinta-feira, 08 de Fevereiro de 2007, 20h:56

VÁRZEA GRANDE

Sem integração no transporte

KEKA WERNECK
Da Reportagem
A dona-de-casa Edna Regina, 20 anos, só sai de casa para levar Vitor César, 2 meses, ao médico. O bebê está nos primeiros dias de vida e exige acompanhamento toda hora. Ela mora em Várzea Grande. E tem que pegar dois ônibus para ir ao Hospital e Pronto-Socorro Municipal da cidade, as linhas Unipark e 13 de Setembro. Se não passa pelo Terminal André Maggi, tem que pagar duas viagens: R$ 3,60. É que usuários reclamam que, diferentemente do que foi anunciado, os ônibus municipais de Várzea Grande, que são de uma empresa só, a União Transportes, não estão integrando em qualquer ponto, desde 1 de fevereiro. Para garantir o direito aos passageiros de ônibus, o superintendente de Trânsito e Transportes Urbanos da cidade, Tarciso Bassan, assinou a portaria 002/2007. Para ele, que respondeu à reportagem por meio da assessoria de imprensa, o decreto está valendo. E garante que pediu uma fiscalização do setor de engenharia de trânsito. O gerente de Tráfego da União Transporte, Júlio Pacheco, também afirma que os usuários estão podendo fazer integração em qualquer ponto, mas não em linhas que fazem o mesmo eixo, como as 24 de Dezembro, 13 de Setembro e Primavera. “O passageiro tem que seguir até o seu destino final, não tem que parar para nada para depois seguir na mesma direção”, opina ele, ao ser indagado sobre a necessidade de muitos em interromper a viagem, para, por exemplo, pagar uma conta, ir a um banco ou fazer qualquer outra coisa. “Esse não é o objetivo da integração”. Ainda de acordo com Pacheco, a frota em Várzea Grande é de 77 carros. São os chamados verdinhos. Os azuis da mesma empresa fazem caminhos intermunicipais. O passe dentro de VG custa R$ 1,80. A norma da integração em qualquer ponto deveria ter entrado em vigor dia 15 de janeiro, mas a empresa União Transportes pediu um prazo para se adequar ao sistema, até 1 de fevereiro.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL