NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Domingo, 21 de Junho de 2026

CIDADES
Sábado, 31 de Maio de 2025, 08h:44

SAÚDE PÚBLICA

Seis pessoas morrem de gripe e VG alerta para importância da vacinação

Cinco desses casos foram registrados no Pronto-Socorro e Hospital Municipal envolvendo idosos com comorbidades

Da Reportagem
Divulgação
A prefeitura aguarda a chegada de nova remessa para dar início à segunda etapa

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande emitiu alerta sobre a importância da vacinação contra a influenza, também conhecida como gripe, principalmente entre crianças, idosos, gestantes e puérperas.

Somente neste ano, a Vigilância Epidemiológica registra seis óbitos no município.

Leia também:

Cuiabá é uma das 4 capitais brasileiras sem guarda municipal

Segundo a Prefeitura, cinco desses casos foram registrados no Pronto-Socorro e Hospital Municipal envolvendo pacientes idosos com comorbidades.

O sexto caso foi registrado na UPA do bairro Ipase, paciente com 68 anos.

“Esses números são alarmantes, principalmente porque a vacina está disponível gratuitamente para a população. É fundamental que os moradores procurem as unidades de saúde e se imunizem contra a influenza e contra a Covid”, alerta Alessandra Carreira, gerente da Vigilância Epidemiológica.

O apelo da Secretaria de Saúde ocorre em sintonia com ao aviso emitido pela Defesa Civil de Mato Grosso, que confirmou a queda nas temperaturas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa frente fria registrou mínimas de até 14°C na quinta (29) e na sexta-feira (30), 20°C.

As informações foram confirmadas também pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“Neste ano, as temperaturas devem cair mais do que o habitual, aumentando o risco de agravamento de doenças respiratórias. Infelizmente, muitos ainda subestimam os perigos da gripe, e que podem levar a óbito e sobrecarregar as unidades de saúde. Ainda temos o vírus da covid circulando na cidade e que tem quase os mesmos sintomas”, afirma o superintendente de Vigilância em Saúde, José Carlos Valadares.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o período de outono e inverno registra aumento significativo nos casos de síndromes respiratórias, como resfriados, gripes, faringites, bronquiolites e pneumonias.

Entre 20 de abril e 24 de maio, mais de um mil atendimentos por síndromes respiratórias foram registrados nas unidades de pronto atendimentos do Ipase e do Cristo Rei e nas unidades básicas de saúde (UBSs).

Só no Pronto-Socorro, foram 344 casos no mesmo período.

O órgão municipal destaca que, além do vírus da influenza, há o de Covid-19 circulando na cidade, com sintomas semelhantes ao da gripe.

Por isso, a Saúde reforça a importância da imunização contra os dois vírus.

“Falo como mãe, enfermeira e secretária de saúde. É essencial que a população de Várzea Grande se vacine. Que as mães priorizem a imunização dos seus filhos, que os idosos sejam protegidos, e que cuidadores e familiares também estejam atentos”, obsrevou a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon.


Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL