NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

CIDADES
Quinta-feira, 14 de Março de 2013, 21h:07

MALTRATADOS

Seis animais são regatados em Sinop

Seis animais foram resgatados em condições precárias no município de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá) pela Associação Protetora dos Animais de Sinop (Apams) e pela Polícia Militar (PM). Após denúncias de maus tratos, cinco cachorros e um papagaio foram recolhidos de uma casa semi-abandonada. Sem comida e higiene, um dos cachorros pode nem sobreviver. Para a presidente da Apams, Luciane Chiarello, os animais foram encontrados com a doença do carrapato, desnutridos e alguns com suspeitas de leishmaniose. “Um dos cachorros teve a pata quebrada e não foi curada corretamente, será necessário fazer a amputação, porém nem sabemos se ele vai resistir ao tratamento até a amputação, pois o estado de desnutrição dele é gravíssimo.” Segundo a Apams, por volta de seis animais são recolhidos em Sinop todos os dias, porém apenas uma média de cinco é adotada por mês. A entidade afirmou que maus-tratos podem ser considerados: falta de alimentação, água, abrigo e o não encaminhamento dos animais para vacinação. Chiarello afirmou que esse tipo de caso é bem corriqueiro no município e que a única diferença foi a necessidade de chamar a PM para ajudar. “Enquanto as leis continuarem tão brandas para esse tipo de crime as coisas não vão mudar. Quem maltrata um animal pode pegar de três meses à um ano de detenção, mas isso quase nunca reflete em prisão e sim algumas outras medias que não amedronta as pessoas o suficiente para que elas parem de praticar isso. Neste caso é ainda pior, pois o acusado é um idoso então nem processar ele nós podemos,”afirmou. De acordo com a associação, após receber denúncias de vizinhos da casa com os animais uma representante da entidade foi enviada até o local. Ela verificou as condições na segunda-feira (11), e voltou na terça-feira (12). Depois de novamente não achar o proprietário, chamou a PM para arrombar o local e fazer o resgate. Os cachorros foram encaminhados para uma clínica veterinária, três continuam internados, e os outros dois cães e o papagaio estão na associação. O papagaio apreendido vai ser encaminhado para Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). (GN)

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL