O secretário de Estado de Saúde, Mauri Rodrigues, afirma que pediu a dispensa de licitação para comprar 128 tipos de remédios que estão em falta na Farmácia de Alto Custo. A unidade é administrada pelo Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (Ipas) e os usuários reclamam da falta de medicamentos disponíveis. Rodrigues também não descarta a possibilidade de encerrar o contrato com a Organização Social de Saúde Ipas, que suspendeu o atendimento na farmácia por um dia devido à falta de repasses do governo e ainda é investigada por ter deixado centenas de medicamentos perderem a validade no estoque. Ele argumenta que a decisão depende do relatório da Auditoria Geral do Estado (AGE), que está acompanhando a relação entre o governo e a OS. Enquanto os trabalhos não forem conclusos, todos os repasses para o Ipas estão suspensos, explica o secretário. O secretário condenou a suspensão de atendimento na farmácia. Mesmo se fosse rescindido o contrato, eles têm o dever de fazer o acompanhamento, sobre a prerrogativa do Estado, de 120 dias. Não pode haver a interrupção, afirma. O setor voltou a funcionar, apesar de não ter previsão de quando o atendimento será reestabelecido 100%. Ainda não estamos com a homologação do registro de preços e depois faremos a compra dos remédios que faltam, diz o secretário.