CIDADES
Quarta-feira, 08 de Setembro de 2010, 19h:41
A
A
DESFILE CÍVICO
Público ultrapassa 40 mil em Cuiabá
Uma multidão assistiu ao desfile cívico militar de 7 de Setembro em comemoração a Independência do Brasil, na Capital. A estimativa é que 45 mil pessoas estiveram na avenida Rubens de Mendonça, mais conhecida como do CPA, em frente à praça Senador Jonas Pinheiros (antiga das Bandeiras), onde ocorreu a festa cívica. O governador Silval Barbosa destacou a importância da data. Uma linda festa da democracia. Com 45 mil pessoas presentes neste lindo desfile, que a cada ano vem melhorando, se modernizando. Este ano, uma parcela da plateia assistiu ao desfile das arquibancadas que foram armadas ao longo da avenida. Participaram do desfile em torno de quatro mil pessoas, sendo mais de mil militares e os demais de 38 instituições ou escolas das redes particular ou pública do Estado, além de clubes de serviço e bandas marciais independentes. A grande festa cívica, comemorativa aos 188 anos de Independência do Brasil, começou com o desfile das guarnições da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada. Em seguida, houve a passagem de grupos dos Pracinhas, da Marinha do Brasil, Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), de projetos sociais do Exército Brasileiro e grupamento do 9° Batalhão de Engenharia e Construção (9° BEC). A segunda parte do desfile coube à Polícia Militar de Mato Grosso. A frente veio a Banda de Música da PM, seguida da Escola Militar Tiradentes e os mais diversos projetos desenvolvidos pela PM, como o Rede Cidadã, Posto Pedra 90, Projeto Social do 9º Batalhão do Tijucal e Associação Criança Feliz - que fez um espetáculo à parte com a banda de percussão de lixo seco. O Corpo de Bombeiro Militar apresentou o projeto Bombeiros do Futuro. A chegada do helicóptero com as Bandeiras Nacional, do Estado e do município e a apresentação de um oficial da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), que desceu em rapel, também chamaram a atenção do público. No encerramento, as viaturas foram uma referência à parte, especialmente as novas ambulâncias que serão entregues para diversos municípios mato-grossenses. De um total de 12, nove ambulâncias passaram pela avenida. (Com assessoria)