NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

CIDADES
Quarta-feira, 15 de Abril de 2009, 22h:07

DENGUE HEMORRÁGICA

Primeira morte em VG

Forma mais agressiva vitimou a menina Mayelle; número de óbitos chega a 9 no Estado este ano

RENÊ DIÓZ
Especial para o Diário
A Secretaria de Saúde de Várzea Grande confirmou ontem a primeira morte este ano por dengue hemorrágica no município. A menina Mayelle da Silva Alvarenga, de 10 anos, faleceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá na segunda-feira (13), após 14 dias de internação e apresentando os piores efeitos da doença sobre o organismo. Com a morte da criança, sobe para nove o número de óbitos em todo o Estado em 2009 em decorrência da forma mais grave da dengue. Mayelle morava no bairro Jardim União com os pais, onde a prefeitura de Várzea Grande afirma que, desde a última terça-feira, tem buscado identificar focos da dengue e realizado o chamado bloqueio sanitário, com agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Além disso, a Secretaria de Serviços Públicos do município anunciou que 200 homens estão atuando na limpeza de terrenos em toda a região do Cristo Rei, incluindo o Jardim União, medida adotada para exterminar criadouros do mosquito Aedes aegypti. De acordo com o diretor-presidente da Santa Casa, Luis Felipe Sabóia, Mayelle chegou à unidade e foi internada diretamente na UTI pediátrica, já em estado grave. Ela havia sido encaminhada pela Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) após passar pelo Pronto-Socorro de Várzea Grande. Internada, “ela desenvolveu todas as complicações da dengue hemorrágica, com queda de plaquetas e hemorragia”, explica Sabóia. A secretária de Saúde de Várzea Grande, Jaqueline Guimarães, assegurou que tem acompanhado os casos de dengue entre os várzea-grandenses e internações em hospitais particulares da própria cidade ou de Cuiabá. “Desde que recebemos a notificação, temos uma equipe fazendo contatos diários para saber o estado de saúde dos pacientes”, assegura a secretária. Além de Várzea Grande, mortes também já aconteceram em Cuiabá (4), Rosário Oeste (2), Nova Nazaré (1) e Tangará da Serra (1). Dados da Vigilância Epidemiológica do Estado apontam para 6.249 casos notificados de dengue em Mato Grosso este ano. Desse total, 299 são casos graves, registrados nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nova Olímpia, Nova Mutum, Poconé, Canarana, Nobres, Tangará da Serra, Rosário Oeste e Cáceres. FUMACÊ - Hoje, a prefeitura de Várzea Grande se reúne com o governo do Estado e o Exército para definir como será feito o uso do Ultra Baixo Volume (UBV), mais conhecido como “Fumacê”, o veneno contra o mosquito Aedes aegypti. Num encontro com o governo ontem, com o objetivo de avaliar ações de combate à dengue, a administração municipal sinalizou que aceita a aplicação do UBV e a ajuda estadual, que dispõe de 12 carros prontos para o trabalho, além dos 16 veículos enviados pelo Ministério da Saúde. Contudo, o início do trabalho ainda depende de uma trégua nas chuvas – com elas, a eficácia do inseticida é praticamente anulada. Já o município de Cuiabá, segundo informa a Secretaria de Estado de Saúde (SES), precisa sinalizar a demanda por aplicação do UBV para que o Estado auxilie. Entretanto, em coletiva à imprensa sobre a dengue realizada na segunda-feira, o diretor de Vigilância da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Wagner Simplício, adiantou que a borrifação possui menor poder de alcance que o sistema utilizado atualmente, a bomba costal motorizada, que pode ser aplicada nos quintais e fundos dos lotes – onde se concentram até 90% dos criadouros do mosquito.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL