NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

CIDADES
Segunda-feira, 22 de Outubro de 2012, 22h:07

ENEM

Precariedade pode prejudicar aluno

STÁFANIE MEDEIROS
Da Reportagem
Muitos alunos serão prejudicados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devido à precariedade do espaço físico de algumas escolas reservadas para a realização da prova. Uma destas unidades, a escola estadual André Avelino Ribeiro, foi alvo de atenção da mídia quando professores, alunos e funcionários protestaram contra a falta de aparelhos de ar condicionado nas salas de aula. No entanto, a unidade foi reservada para receber apenas pessoas com necessidades especiais. De acordo com o diretor na escola, Munir Fares, a situação continua exatamente a mesma de quando fizeram o protesto, no dia 17 de setembro. Segundo ele, basta os termômetros registrarem altas temperaturas que muitos estudantes passam mal. “Tem aluno que desmaia, outro fica com o nariz sangrando. Além disso, é difícil eles conseguirem se concentrar com o calor”. Munir explicou que a parte elétrica da escola nunca passou por uma reforma, e por isso não é possível instalar um ar-condicionado nas salas de aula. As treze salas em que as pessoas irão realizar a prova do Enem possuem apenas ventiladores de teto. De acordo com o diretor, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que a unidade precisa esperar a Rede Cemat instalar novos transformadores. “Eles falaram que ia ficar para o final do ano, mas deve ser do ano que vem, porque até agora ninguém veio aqui.” O diretor do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), subsede Cuiabá, Luis Celso Novaes, esclareceu que os alunos que farão a prova nestes locais serão mais prejudicados pelo fato de as salas não terem refrigeração adequada. “Em uma sala quente, obviamente que o aluno tem dificuldade de se concentrar e fica numa situação desconfortável”. Na rede municipal de ensino, somente uma escola foi selecionada para a realização do Enem, devido ao atraso na conclusão das obras de reforma da maioria delas. A escola municipal Francisval de Brito está na etapa final de sua reforma. Oito salas serão entregues até o final de semana e já serão usadas no segundo turno das eleições e na prova do Enem. De acordo com a secretária da unidade, Diana Rita do Prado, somente três salas vão ter ar-condicionado, do total de 10 destinadas para os inscritos no Enem. As outras sete estão equipadas apenas com ventiladores de teto. Além disso, os banheiros ainda não estão prontos, por isso as pessoas deverão usar o dos professores e funcionários. A assessoria do Instituto Nacional de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Inepe) informou que os locais de realização do Enem ainda não foram divulgados para a imprensa. Segundo eles, o aluno é destinado ao local mais próximo de sua residência e os locais de prova geralmente são os mesmos do ano anterior. Caso a unidade tenha algum problema que impeça que o espaço seja cedido, o diretor da unidade deve mandar um ofício informando a situação. De acordo com a assessoria da Seduc, somente as escolas com condições de receber os concorrentes da prova do Enem foram selecionadas. A escolha destas unidades é feita pelo Ministério da Educação (MEC) e o comunicado vai direto para a escola, pois elas são autônomas e não dependem da secretaria. A Secretaria Municipal de Educação esclareceu que somente a escola Francisval de Brito foi registrada para realização do Enem.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL