Os usuários do transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande que precisaram recarregar o cartão transporte (CT) não conseguiram efetuar a recarga de créditos no início da manhã de ontem. Sem o CT, o passageiro não consegue fazer a integração e tem que pagar por duas passagens caso precise deslocar-se por regiões distintas da capital ou entre as duas cidades. Atualmente, a tarifa dos ônibus é de R$ 3,60. Promotoras que fazem a recarga dos cartões e ficam no ponto localizado no Viaduto da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA), na capital, confirmaram o problema. Segundo elas, a falha começou desde às 5h30, quando começaram a trabalhar, e se estendeu até por volta das 10 horas, quando o sistema normalizou e as recargas voltaram a ser feitas. À elas, a informação repassada pelas empresas que operam no sistema era de que o problema tinha sido decorrente de falhas na internet uma vez que o serviço funciona via on line. O problema revoltou alguns usuários. Quase apanhei de um passageiro. Eu saí para trabalhar às 5h30 e não tenho culpa, disse a promotora Angelita Lopes. Na região Central, promotoras que ficam nos quiosques instalados nas praças, como Ipiranga e Alencastro, também ratificaram que não estavam recarregando o CT. Uma das passageiras que tentou recarregar o cartão e não conseguiu foi a vendedora Sandra Ribeiro, de 38 anos, que esperava ônibus para Várzea Grande. Felizmente, ela não precisava fazer a integração. Eu não preciso, mas e quem tem que pegar dois ônibus? São mais de R$ 7,00. Isso pesa, comentou. Por meio da assessoria de imprensa, a Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (AMTU) disse que o problema era pontual.