CIDADES
Quarta-feira, 30 de Julho de 2008, 21h:32
A
A
Parque Cuiabá lidera queimadas na área urbana
JOANICE DE DEUS
Da Reportagem
Moradores da região do bairro Parque Cuiabá sofrem com os reflexos negativos provocados pela fumaça e fuligem das queimadas urbanas, além do tempo seco. O lugar lidera o ranking de focos registrados na capital, segundo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Mato Grosso (Ciosp/MT). As queimadas no perímetro urbano são proibidas em qualquer época do ano. Uma das explicações pode estar no significativo número de terrenos baldios existentes. É o que acontece, por exemplo, na rua B, final do Parque Cuiabá. Lá, há terrenos com mato alto e seco. Em outros, só restam mesmo os sinais de queima. Mesmo não sendo moradora da região, a doméstica Luciana da Silva Cruz, 36 anos, reclama. A gente sofre duas vezes. Fica com a respiração difícil, nariz seco, que chega a sangrar e ainda tem trabalho em dobro, disse. Isso, porque conforme ela, tem que limpar a casa da patroa pelo menos duas vezes ao dia. Na quinta-feira passada tinha muito queimada e as cinzas sujaram toda a casa, comentou. Quem também lamenta o fato é a moradora Luciana Neves, da rua F-4. Quase em frente a sua casa há um terreno baldio onde foi colocado fogo. Ela diz que não sabe quem foi o responsável, mas observa que tem uma filha de quatro anos que sofre com a situação. Fica direto com tosse e gripada, comentou. O combate às queimadas urbanas tem sido uma tarefa árdua para as equipes do projeto Quadrante. Dados dos últimos dias revelam um aumento dos focos de incêndio na capital. Do dia 21 a 28 de julho, 205 queimadas foram registradas, 82 a mais que a semana anterior. Desse total, 79% foram atendidas pelas brigadas. Só a região do Parque Cuiabá responde por 26 focos, seguida da Moradora do Ouro com 20. Cuiabá tem uma área territorial de 20 mil hectares e muitos terrenos baldios cujos proprietários não adotaram medidas preventivas de limpeza, observou o secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades), Eduardo Figueiredo. Ele afirma, no entanto, que a Diretoria de Gerenciamento Urbano tem trabalhado para notificar os donos de terrenos baldios onde ocorrem focos de queimadas. Só neste período, já são 217 notificações. Os autos de infração estão sendo acompanhados pelo Ministério Público e Juizado Volante Ambiental. As multas podem variar de R$ 2 a R$ 6 mil. A Smades também notificou 1.253 e multou 400 donos de terrenos baldios em situação irregular na capital até o mês de julho. A fiscalização está autuando terrenos sujos, com mato, sem calçamento e sem muro. Somente no bairro Santa Rosa, 400 donos de terrenos foram notificados e 140 multados. Os valores dependem da irregularidade e a multa pode variar de R$ 300,00 a mais de R$ 2 mil. Ao todo, o balanço das atividades do Quadrante, lançado no dia 3 de julho, aponta para 445 chamadas e 305 atendimentos. Para denúncias de queimadas é só ligar 193.