NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

CIDADES
Domingo, 23 de Julho de 2000, 19h:26

Negros isolados buscavam união

Com a transferência da capital da capitania de Mato Grosso de Vila Bela da Santíssima Trindade para Cuiabá, por volta de 1825, e com o isolamento e abandono que a cidade passou a viver, a festança surgiu como forma de reunir a população. Negros que viviam isolados em garimpos – entre eles Pilar, Santana, São Vicente e Ouro Fino – acabaram expulsos por índios, e foram se abrigar na cidade, o que passou a facilitar as comemorações. Na época predominava a religião católica, mas a cidade acabou ficando desprovida de padres, que se transferiram para Cuiabá juntamente com o Império. Padres de Cáceres, a cerca de 200 quilômetros de Vila Bela, passaram então a assistir a população local. O contato, no entanto, acontecia uma única vez por ano. Desta forma, para facilitar, batizados, crismas, casamentos e celebrações de missas foram todos concentrados num só período, junto com a Festa de São Benedito, que passou a ser denominado Festança. (Fonte: publicação Festa do Glorioso São Benedito, de Memesia Ribeiro e Elízio Souza, moradores locais).

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL