CIDADES
Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017, 18h:42
A
A
VÁRZEA GRANDE
Mutirão limpa 100% do Cristo Rei
Combater focos de enfermidades decorrentes do acumulo de lixo orgânico é a principal meta das ações de limpeza promovidas pela Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana em diversos pontos de Várzea Grande que hoje tem mais de 200 bairros e quase 300 mil moradores que produzem 170 toneladas por dia de lixo. As ações estão concentradas nos bairros Vista Alegre e Vila Sadia, onde estão sendo executadas a varrição das vias públicas, poda de árvore, retirada de entulho e pintura de meio fio. Os trabalhos vão atingir ainda o bairro Alameda Júlio Mulher, totalizando 100% de conclusão da operação limpeza, que faz parte do projeto Uma Várzea Grande melhor para a Nossa Gente. A transmissão de doenças pelo lixo ocorre principalmente devido à grande quantidade de animais atraídos pelo lixo (moscas, mosquitos, baratas, ratos, porcos) e também pela dificuldade de higiene nos espaços de triagem do lixo. As pessoas estão afeitas a doenças como o Tétano, Hepatite A, Dermatite, Cólera, Tracoma, Febre Tifoide e Verminoses, entre outras, demonstrando assim a importância da limpeza urbana e da correta destinação do lixo recolhido. O vice-prefeito de Várzea Grande, José Hazama, que tem acompanhado de perto a execução dos trabalhos, lembrou que desde junho uma força tarefa foi montada para atender aos bairros de toda a região que é a segunda maior de Várzea Grande. Atualmente estamos com 95% ou seja, quase 100% dos serviços de limpeza executados. Foram mais de 120 caminhões de entulhos retirados das vias públicas, além de limpeza de praças e parques. A nossa meta tem sido alcançada, porém é necessário que a população também faça a sua parte, mantendo as calçadas limpas e os lixos colocados nas lixeiras para que possam ser recolhidos. A empresária Dulcinéia Aparecida Moraes Silva, que possui um empreendimento na Rua Jacarandá, disse que há muito tempo não via uma operação dessas, sendo realizada na porta de sua casa. É bom saber que a Prefeitura Municipal tem olhado de modo especial a esse bairro que por muito tempo foi esquecido pelo poder público. Essa nova gestão tem priorizado o nosso bairro com todos os tipos de serviços e nós só temos a agradecer. Kátia Amorim Soares, moradora da Rua dos Ipês, também se mostrou satisfeita com a execução dos serviços realizados pela Prefeitura Municipal. Além da limpeza geral a pintura do meio fio contribuiu para a valorização das nossas casas. É bom sair na porta de casa e ver tudo limpinho e organizado. A operação de limpeza nunca esteve tão em alta como agora em nosso bairro, comemorou.