NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Domingo, 21 de Junho de 2026

CIDADES
Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017, 18h:42

VÁRZEA GRANDE

Mutirão limpa 100% do Cristo Rei

Combater focos de enfermidades decorrentes do acumulo de lixo orgânico é a principal meta das ações de limpeza promovidas pela Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana em diversos pontos de Várzea Grande que hoje tem mais de 200 bairros e quase 300 mil moradores que produzem 170 toneladas por dia de lixo. As ações estão concentradas nos bairros Vista Alegre e Vila Sadia, onde estão sendo executadas a varrição das vias públicas, poda de árvore, retirada de entulho e pintura de meio fio. Os trabalhos vão atingir ainda o bairro Alameda Júlio Mulher, totalizando 100% de conclusão da operação limpeza, que faz parte do projeto “Uma Várzea Grande melhor para a Nossa Gente”. A transmissão de doenças pelo lixo ocorre principalmente devido à grande quantidade de animais atraídos pelo lixo (moscas, mosquitos, baratas, ratos, porcos) e também pela dificuldade de higiene nos espaços de triagem do lixo. As pessoas estão afeitas a doenças como o Tétano, Hepatite A, Dermatite, Cólera, Tracoma, Febre Tifoide e Verminoses, entre outras, demonstrando assim a importância da limpeza urbana e da correta destinação do lixo recolhido. O vice-prefeito de Várzea Grande, José Hazama, que tem acompanhado de perto a execução dos trabalhos, lembrou que desde junho uma força tarefa foi montada para atender aos bairros de toda a região que é a segunda maior de Várzea Grande. “Atualmente estamos com 95% ou seja, quase 100% dos serviços de limpeza executados. Foram mais de 120 caminhões de entulhos retirados das vias públicas, além de limpeza de praças e parques. A nossa meta tem sido alcançada, porém é necessário que a população também faça a sua parte, mantendo as calçadas limpas e os lixos colocados nas lixeiras para que possam ser recolhidos”. A empresária Dulcinéia Aparecida Moraes Silva, que possui um empreendimento na Rua Jacarandá, disse que há muito tempo não via uma operação dessas, sendo realizada na porta de sua casa. “É bom saber que a Prefeitura Municipal tem olhado de modo especial a esse bairro que por muito tempo foi esquecido pelo poder público. Essa nova gestão tem priorizado o nosso bairro com todos os tipos de serviços e nós só temos a agradecer”. Kátia Amorim Soares, moradora da Rua dos Ipês, também se mostrou satisfeita com a execução dos serviços realizados pela Prefeitura Municipal. “Além da limpeza geral a pintura do meio fio contribuiu para a valorização das nossas casas. É bom sair na porta de casa e ver tudo limpinho e organizado. A operação de limpeza nunca esteve tão em alta como agora em nosso bairro”, comemorou.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL