CIDADES
Quarta-feira, 14 de Março de 2012, 22h:55
A
A
Municípios recebem dinheiro para saneamento
ALLINE MARQUES
Da Reportagem
Centenas de famílias de baixa renda devem ser beneficiadas com a realização de obras de melhorias sanitárias domiciliares por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2). A ação ocorrerá por meio de um convênio assinado entre o governo estadual e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Onze municípios de Mato Grosso terão R$ 500 mil cada para investir nesta área e atender à população mais carente do município, melhorando as condições de saúde das cidades. As famílias serão escolhidas pelas assistências sociais dos municípios. Foram atendidos os municípios de Arenápolis, Barão de Melgaço, Brasnorte, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Ponte Branca, Poxoréu, Rio Branco e Santa Terezinha. Além dos 11 municípios que terão recursos para melhorias sanitárias, outros 13 receberão o montante de R$ 36 milhões que deverão ser usados para a captação e ampliação do sistema de abastecimento de água. As cidades beneficiadas são: Alto Taquari, Barra do Bugres, Conquista DOeste, Denise, Figueirópolis DOeste, Gaúcha do Norte, Indiavaí, Itiquira, Mirassol DOeste, Nova Marilândia, Novo Horizonte do Norte, Planalto da Serra e União do Sul. Devido à demanda de falta de água em comunidades afastadas, o governador Silval Barbosa (PMDB) aproveitou a parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para se comprometer em resolver este problema com o programa Água para Todos. As prefeituras agora terão de trabalhar na elaboração de projeto para serem atendidas. Outros R$ 47 milhões serão repassados a 11 municípios para a implantação de sistemas de coleta e tratamento de esgoto. As prefeituras de Alto Araguaia, Aripuanã, Castanheira, Comodoro, Confresa, Guiratinga, Jauru, Juína, Lucas do Rio Verde, Nova Guarita, Tapurah foram atendidas. O convênio atenderá um total de 35 municípios em Mato Grosso e as cidades foram escolhidas pela Funasa, que beneficiou as prefeituras que estavam com projetos prontos ou em fase de conclusão. O governador ressaltou que o investimento em saneamento básico reflete na prevenção de doenças infecciosas e ajuda os municípios economizarem nos gastos com a saúde. Essas obras representam um avanço. Queremos levar água potável para todos os municípios de Mato Grosso, afirmou o chefe do Executivo estadual durante a cerimônia de assinatura do convênio realizada ontem. O diretor de Engenharia Ambiental da Funasa, Henrique Pires, ressaltou que seria difícil para os municípios assumirem os gastos sozinhos com as obras de saneamento e lembrou que o serviço de esgoto é essencial para melhorar a qualidade de vida da população. O recurso de R$ 88 milhões é oriundo da Funasa.