CIDADES
Terça-feira, 30 de Setembro de 2014, 20h:48
A
A
LIXO E ENTULHO
Moradores de bairros reclamam
JOANICE DE DEUS
Da Reportagem
Moradores do Coophamil e do Novo Terceiro, em Cuiabá, reclamam de um problema antigo que não é resolvido nos dois bairros. Trata-se do descarte de lixo e entulho no Morro do Condor, uma área verde pertencente ao poder público. Sem cuidado, o local virou depósito de resíduos sólidos, animais mortos e esconderijo para marginais. Moradora do Novo Terceiro, a serviços gerais Ângela Cristina da Silva afirma que jogam de tudo no local. Direto jogam gato e cachorro mortos. Às vezes, a doutora não consegue atender os pacientes por causa do mau cheiro, conta Ângela Cristina se referindo ao odor enfrentando pelos profissionais do Centro de Saúde, que fica ao lado da área verde. Já o técnico de enfermagem, Moisés Albuquerque destaca que o lixão contribui para a proliferação de insetos. Na época da chuva, aparece muito caramujos, comentou. Praticamente todos os dias, a gente encontra baratas nos banheiros, completou Ângela Cristina, que pede a revitalização da área. Secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa garantiu que de 90 em 90 dias, é feita a limpeza da área. Na próxima semana já está prevista no cronograma da secretaria a limpeza em todo o Coophamil, inclusive, na área verde, informou. Sob a possibilidade de o lugar ser cercado, Stopa argumenta que por se tratar de área verde, ou seja, bem público, o acesso deve ser garantido a todos. O que precisa é a conscientização de uma pequena parcela da população. As pessoas que produzem resíduos têm a obrigação de dar a destinação correta e Cuiabá tem locais que recebe esses materiais, afirmou. PROJETO - Em 2011, o vereador Arnaldo chegou a apresentar um projeto prevendo a revitalização da área ainda para aquele mesmo. Os recursos da ordem de R$ 300 mil seriam oriundos de emenda do próprio parlamentar e suporte do Governo do Estado. A ideia era construir ampla pista de caminhada, equipamentos específicos para realização de exercícios, um moderno sistema de iluminação, espaço para quiosques e outras opções de lazer. Porém, a proposta não saiu do papel. Entre outros motivos apontados pela assessoria de imprensa de Arnaldo Penha, estaria o fato do parlamentar não ter se reelegido em 2012, assumindo, após, o cargo como suplente no lugar de Domingos Sávio. À época o processo, em nível estadual, também era conduzido pelo então secretário de Cidades, Nico Baracat, que faleceu em decorrência de um acidente automobilístico.