NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

CIDADES
Quarta-feira, 28 de Novembro de 2007, 20h:49

EDUCAÇÃO

Ministro elogia plano entregue por Mato Grosso sobre o PDE

ALINE CHAGAS
Da Reportagem
Em visita à Cuiabá para lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) ontem à tarde, o ministro da Educação, Fernando Haddad, revelou que Mato Grosso apresentou um dos melhores planos de trabalho, com metas que atacam os problemas enfrentados atualmente pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc). O plano foi apresentado para o Ministério de Educação esta semana, e está sob análise dos técnicos do Plano. Porém, nenhum detalhe foi revelado na coletiva à imprensa. O PDE foi criado para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no país. Em 2007, Mato Grosso apresentou média de 3,6, abaixo da nacional, de 3,8. Haddad falou que a meta é alcançar a nota 6 até 2021. Para Haddad, que não pode dar mais detalhes sobre o Plano de Mato Grosso porque ainda está em fase de análise, o projeto apresentado pela Seduc é um plano forte, feito a partir de um bom diagnóstico dos problemas enfrentados na rede pública de educação. Segundo o ministro, o PDE trará benefícios para todo o Estado, inclusive para o ensino técnico e de graduação, com a ampliação de escolas técnicas, ampliação de repasse de recursos, equipamentos de informática para todas as escolas. Sobre os baixos índices de Mato Grosso no Ideb, o ministro falou que prefere olhar para frente e não comentar a situação, porque todos estão fazendo o possível para melhorar esses números. DIREITO – Haddad informou que já iniciaram as investigações “in loco” nas faculdades de Direito que estão com a qualidade de ensino sob questionamento. Para o ministro, as facilitações nas provas de seleção (vestibulares) é uma das causas para o baixo desempenho dos alunos após a graduação e nos exames da OAB.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL