NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

CIDADES
Sábado, 30 de Novembro de 2013, 13h:13

ESCOLAS

Melhores do Enem cobram até R$ 1.122

Colocar o filho para estudar nas escolas campeãs do Exame Nacional do Ensino Médio não é barato; pais vêem sacrifício como investimento

YURI RAMIRES
Da Reportagem
Pais que quiserem matricular os filhos em uma das escolas da Grande Cuiabá que tiveram um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem estar preparados para desembolsar mais de R$ 1.100 mensalmente. De acordo com um levantamento feito pela reportagem do Diário, as primeiras colocadas no ranking da capital oferecem valores que variam de acordo com a proposta pedagógica adotada pelas instituições de ensino. O colégio Maxi, que pelo segundo ano consecutivo ocupa a primeira posição no Enem, cobra dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio R$ 1.122 por aulas no período semi-integral, ou seja, todos os dias na parte da manhã e três vezes por semana de tarde. Portanto, o pai com apenas um filho cursando o terceiro ano Maxi, em 2014, pagará no total R$ 13.466 só em mensalidades. As apostilas são vendidas avulsas por R$ R$ 1.072. O Notre Dame de Lourdes, 2º colocada, cobra R$ 757,52 para alunos do 1º e 2º ano e R$ 926,49 para alunos do 3º ano, que têm aulas no período da manhã e três vezes por semana no período vespertino. No próximo ano, a filha de Márcia Patrocínia começa o Ensino Médio no Notre Dame. Para ela, o resultado satisfatório do colégio no Enem pode refletir no futuro da garota. "É uma combinação de esforços, tendo em vista a qualidade do ensino do colégio mais a dedicação que o aluno tem. Certamente lá na frente o resultado será positivo", disse. Márcia lembra que o valor é um investimento que será recompensado. Em 2014, ela se prepara para gastar R$ 9.090,24 só em mensalidades. Em terceiro lugar no exame, o Salesiano São Gonçalo cobra dos dois primeiros anos do Ensino Médio R$ 830,68. Já para o terceiro ano, o investimento é de R$ 1.019,29 no período matutino e três vezes na parte da tarde. O colégio destaca que no valor já está incluído o material de estudo. O Master, em 4º lugar, oferece mais opções flexíveis ao horário de aula e valores. O 1º e 2º ano podem ser feitos no matutino ou período integral. Para isso, devem ser investidos R$ 874 e R$ 1.014, respectivamente. Para cursar o terceiro ano no período matutino, o valor é R$ 985. O período integral sai por R$ 1.115 ao mês. Os valores que já englobam o material de estudo em ambas as séries. No Salesiano Santo Antônio, segundo a coordenadora do Ensino Médio Maria Amélia, o terceiro ano também é trabalhado de forma semi-integral, como na grande maioria das escolas. O valor investido para um aluno que irá cursar o último ano é de R$ 892. Já para as primeiras séries do segundo grau, é R$ 714 e R$ 733. A única diferença é que para alunos das primeiras séries, as aulas no período vespertino acontecem duas vezes na semana.

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL