CIDADES
Sexta-feira, 16 de Novembro de 2007, 18h:38
A
A
CLIMA NATALINO
Lares e ruas iniciam decoração
ALECY ALVES
Da Reportagem
O clima de Natal está tomando conta das ruas e lares cuiabanos. Há quem ache que ainda é cedo para fazer a decoração natalina, mas muitas famílias já montaram presépio, árvore, iluminação especial e acomodaram o Papai Noel dentro de casa. A servidora pública aposentada Rosemary Itália não se prendeu à data. Esta semana, ela finalizou a decoração de seu apartamento com árvores de diversos tamanhos, guirlandas, pisca-pisca, Papai Noel e outros produtos. Ontem à tarde, Rosemary foi até uma loja que vende exclusivamente produtos natalinos comprar as últimas peças que faltavam para completar a montagem dos enfeites. Para Rosemary, o Natal lembra infância, união das famílias, amor ao próximo, valores que ela diz que fez questão de repassar aos filhos e que agora está ensinando aos netos. A história do Natal é linda, precisamos preservá-la, destacou. A casa da família de Fernanda Coelho também já está decorada. Na loja onde esteve ontem, Fernanda e a sobrinha Bárbara, de dois anos, se encantaram com tanta variedade. Eu gosto de tudo que se refere ao Natal, em especial do clima de confraternização entre as pessoas. Essa é a melhor época do ano, confessou Fernanda. Habitualmente, contou Fernanda, na casa dela, a noite de Natal é um reencontro de parentes que moram em outros estados e de várias gerações da família. A troca de presentes é muito mais que um ato de receber e dar algo, é um momento de alegria e união, avaliou. O secretário de Planejamento do Estado, Yênes Magalhães, ainda não fez as compras, mas aproveitou o feriado prolongando para conhecer as novidades da decoração natalina numa loja especializada. Estava passando aqui e decidi dar olhadinha. Semana que vem volto com a esposa, justificou. Dona Concilia Cantarelli, a filha Rosângela e a neta Bárbara saíram às compras ontem à tarde. As três estavam em busca de algo diferente para a decoração natalina. Na casa de dona Concilia está quase tudo pronto. Já montamos a árvore, mas queríamos algo novo, disse Bárbara. Depois de andar pelos corredores da loja, a matriarca dos Cantarelli, apoiada pela neta, descansou na cadeira do Papai Noel. Clarice Zarth trabalha há mais de 10 anos na Só Natal, uma loja de temporada que existe há 13 anos e funciona somente entre a segunda quinzena de outubro e o dia 22 de dezembro. Segundo Clarice, três meses antes do Natal, os consumidores começam ligar querendo saber onde está sendo instalada a loja. Este ano, quando abriram as portas, em 31 de outubro, já tinha gente reclamando de atraso.